Respostas
Logo após o fim da União Ibérica e a expulsão dos holandeses do Nordeste brasileiro, o comércio de açúcar entrou em crise. A Holanda aprendeu as técnicas de cultivo da cana-de-açúcar e passou a plantá-la nas Antilhas. Dessa forma, os holandeses tornaram-se fortes concorrentes do açúcar produzido no Brasil.
Os portugueses não tinham condições financeiras de enfrentar a concorrência por causa da guerra pela restauração do seu trono e também para a reconstrução dos engenhos destruídos nos confrontos que resultaram no fim do domínio holandês no Brasil.
Outra consequência foi a formação de expedições para explorar o sertão brasileiro. Até o final do século XVI, os colonos concentravam-se no litoral. A União Ibérica promoveu a suspensão do Tratado de Tordesilhas e isso motivou a busca por metais preciosos. Após a expulsão dos holandeses e a crise econômica que se seguiu, a coroa portuguesa investiu nessas expedições pelo interior brasileiro. Começavam as entradas e as bandeiras.
Resposta:
Deixando de lado o fato de que eram governados por um espanhol, a união ibérica trouxe algumas vantagens para os portugueses; a principal delas foi o livre trânsito nas terras espanholas. No caso do Brasil, a unificação permitiu o avanço para além do meridiano de Tordesilhas, sem que houvesse repressão.