• Matéria: Psicologia
  • Autor: raissafbonotto
  • Perguntado 5 anos atrás

Qual seria uma causa ontogenética para a monogamia?

Respostas

respondido por: KattyAuug
5

Resposta:

Uma pesquisa da Universidade do Texas pode ser o primeiro passo para a ciência explicar a origem da monogamia -ou da ausência dela- em determinadas espécies. Os cientistas queriam entender se as razões para alguns animais terem se tornado monogâmicos ao longo da evolução tinham origens genéticas. eles analisaram o tecido cerebral de dez espécies, dividas em cinco pares semelhantes: dois de mamíferos, um de pássaros, um de sapos e o último de peixes. Para cada dupla, havia exemplos diferentes de relacionamento No de peixes, por exemplo, uma das espécies era monogâmica.

Explicação:

O critério de monogamia adotado pelos pesquisadores foi o seguinte: casais de animais ficando juntos por pelo menos uma temporada de acasalamento, dividindo as tarefas de criação dos filhotes e se para protegê-los de predadores. Eles relevaram se o animal, vez ou outra, quisesse se relacionar com outro parceiro.

A  monogamia pode ter diversas vantagens para algumas espécies, mas há também o seu lado negativo. Entender como e por que determinados animais se relacionam dessa forma foi o objetivo da pesquisa.

om tantas desvantagens, fazer a monogamia dar certo é uma vitória para essas espécies. Ainda não se sabe se os mesmos genes poderiam explicar a monogamia humana, uma vez que há uma série de outros fatores biológicos e sociológicos que impulsionaram isso. Mas a pesquisa poderá ajudar a entender melhor, no futuro, todos os tipos de relacionamento sejam eles exclusivos ou não.

Perguntas similares