Respostas
Resposta:
Para colocar as substâncias em ordem crescente de temperatura de ebulição, inicialmente devemos determinar os tipos de força intermolecular, pois, quanto maior a força, maior o ponto de ebulição. Assim, seguindo esse princípio:
Ligação de hidrogênio > Dipolo-dipolo > dipolo induzido
Cl2: dipolo induzido, por ser apolar;
Ar: dipolo induzido, por ser apolar;
NO: dipolo-dipolo, por ser polar;
HF: ligação de hidrogênio, por ser polar e ter H ligado com F;
Dessa forma, sabemos que o HF tem o maior ponto de ebulição e que o NO tem o segundo maior. Para comparar Ar com Cl2, basta determinar a massa molar deles a partir das massas atômicas dadas no exercício.
Ar: tem massa 40 g/mol;
Cl2: 71 g/mol.
O composto de maior massa, com o mesmo tipo de força, sempre tem maior ponto de ebulição. Assim, a ordem crescente dos pontos de ebulição no exercício será:
Ar < Cl2 < NO < HF
O ponto de ebulição dos halogênios está diretamente relacionado com o aumento da sua massa molecular, ou seja, quanto maior a massa molecular do halogênio, maior seu ponto de ebulição. Assim, a ordem decrescente de PE ficaria da seguinte maneira:
Halogênios
O grupo dos halogênios na tabela periódica inclui todos os elementos da família 17: Cloro, Iodo, Bromo, Flúor, Astato. Estes elementos são classificados como ametais.
O Flúor e o cloro são elementos encontrados na natureza em estado gasoso, o Bromo em estado líquido e o Iodo e o Astato em estado sólido. Esses elementos químicos possuem diversas aplicações na indústria, principalmente.
Os halogênios possuem tendência a reagiram com metais e com gases nobres. Reagem também com o hidrogênio formando ácidos fortes como o HCl, o HF e o HBr.
Para saber mais sobre os halogênios, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/32004111
#SPJ2