O desfecho do processo de independência, no entanto, não significou a radical transformação da situação socioeconômica vivida pelas populações latino-americanas. A dependência econômica em relação às potências capitalistas e a manutenção dos privilégios das elites locais fizeram com que muitos dos problemas da antiga América hispânica permanecessem presentes ao longo da história latino-americana. [...]
Durante o século XVIII ocorreu a ascensão de um novo conjunto de valores que questionavam diretamente o Pacto Colonial e o autoritarismo das Monarquias absolutistas. Na esteira do Iluminismo, valores que defendiam a liberdade dos povos e a queda de regimes políticos autocráticos que promovessem o privilégio de determinadas classes sociais foram decisivos para a independência das colônias espanholas na América, no começo do século XIX. No entanto, a independência da América espanhola, apesar da autonomia política, resultou
A)
na fragmentação territorial e no fortalecimento de economias regionais que equilibrariam suas forças com as potências europeias, como foi o caso do Paraguai.
B)
na formação de uma confederação de países autônomos e autossuficientes, desfeita com a Guerra do Paraguai, que provocou a fragmentação da região.
C)
na incorporação de territórios da América espanhola que se fragmentavam na América portuguesa e Caribe, à exceção do Brasil, dando origem ao embrião da atual Organização dos Estados Americanos.
D)
na fragmentação territorial e na continuidade da desigualdade social e da dependência econômica de países libertos em relação às potências europeias.
E)
na fragmentação política da América espanhola e no enfraquecimento das potências europeias, que perderam suas fontes de investimento, mineração e mercado consumidor.
mabiledorinha:
qual das 3 vc acha q é
Respostas
respondido por:
2
Resposta:D
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás