Leia o texto a seguir e responda corretamente a questão
Afinal, o que estava acontecendo com ela naquele dia? Nunca se sentira tão mole. Devia ser o ar contaminado. Não havia ventilação no fundo daquela via longínqua. Respirava-se toda espécie de vapores que saíam do carvão com efervescência de fonte, e às vezes com tal abundância que as lâmpadas apagavam-se. [...] Não podendo mais, sentiu necessidade de tirar a camisa. [,..] tirou tudo, a corda e a camisa, com tanta ânsia que teria arrancado a pele, se pudesse. E agora, nua, deplorável, rebaixada ao trote de fêmea ganhando a vida pela lama dos caminhos, esfalia-se, com a garupa coberta de fuligem e barro até a barriga, como uma égua de carroça. De quatro patas, ela empurrava o vagonete.
ZOIA, Émile,Germinal. Tradução: Francisco Bittencourt, São Paulo: Abril Cultural, 1979. p.318 e 319. (Fragmnento)
01. Além de descrever a intimidade das personagens, o romance naturalista se emprenha em revelar de que maneira as pessoas, submetidas a condições sub-humanas de vida e de trabalho, acabam perdendo a própria humanidade e sendo denominadas por seus instintos animais. Indique passagens do texto que comprovam esse comentário.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Na minha opinião,e agora,nua,deplorável,rebaixada ao trotede fêmea ganhando a vida pela lama dos caminhos,esfalia_se , comba garupa coberta de fuligem e barro até barriga consuma égua de carroça.
Explicação:
essa parte do texto é a melhor referência ao ser humano
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
tirar a camisa. [,..] tirou tudo, a corda e a
camisa, com tanta ânsia que teria arrancado a
pele, se pudesse. E agora, nua, deplorável,
rebaixada ao trote de fêmea ganhando a vida
pela lama dos caminhos, esfalia-se, com a
garupa coberta de fuligem e barro até a
barriga, como uma égua de carroça. De
quatro patas, ela empurrava o vagonete.