Você já tinha ouvido a expressão “Pão e Circo”? Em que contexto? Quem podem ser os “gladiadores” da atualidade?
URGENTE PF
Respostas
Resposta: obs: considere como resposta o que ta em negrito o resto é só exemplificação, não precisa copiar isso tudo.
Sim,já ouvi dentro de uma sala de aula.
Confira abaixo uma lista de exemplos de política do pão e circo autuais:
Futebol: o futebol foi por muito tempo considerado o espetáculo que distrai os brasileiros dos problemas sociais. A metáfora parece adequada porque, assim como nos coliseus, ele acontece dentro de um estádio, como um evento para um grande número de pessoas.
Compra de voto: no Brasil, as atividades de um candidato dar a alguém um benefício em troca da garantia de seu voto nas eleições são bem conhecidas. Já se sabe de casos, por exemplo, em que notas de dinheiro são grampeadas nos santinhos, com a identificação do candidato. Essas ações, no entanto, são consideradas crime eleitoral.
Loterias: também são um exemplo de pão e circo se considerarmos que elas alimentam a esperança da população mais pobre de enriquecer por meio da sorte. Os reais determinantes sociais da pobreza e a necessidade de políticas públicas efetivas seriam esquecidas nesse meio.
Desse modo, a política do pão e circo é uma boa metáfora para pensar nas atitudes de nossos governantes. Portanto, quando investem seu dinheiro com o objetivo de distrair a população e se beneficiar disso, essa é uma expressão que cai muito bem.
Ou seja os gladiadores atuais podem ser todo aqueles que trabalham em função do governo, ajudando-o na manipulação da sociedade, e à distraindo de problemas reais.