2) (UEL-PR/2017) Os movimentos migratórios existentes no Brasil, a partir de 2001, mostram que 41% dos habitantes do país não eram naturais do município de residência e cerca de 16% deles não eram procedentes da Unidade Federativa em que moravam.
Considerando a realidade exposta, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, motivos que estimularam fluxos migratórios nesse período.
a) A ausência de ciclos econômicos e de investimentos produtivos, públicos ou privados.
b) A contínua e crescente desintegração dos espaços urbanos e rurais.
c) A migração pendular, que provoca um estado de crise permanente de repulsão da população.
d) A saída do campo para a cidade devido às precárias condições de trabalho lá existentes.
e) O desenvolvimento dos sistemas de transportes, energia e comunicações.
Respostas
Resposta:
A resposta correta é letra E
Os movimentos migratórios são caracterizados pela transferência de pessoas de região para região de um determinado país: LETRA E
As estatísticas apontam que o processo de migração no Brasil vem se ascendendo por conta dos fatores econômicos e trabalhistas.
Muitas pessoas migram para outras áreas do Brasil, especialmente o Sul e o Sudeste, para melhorar a expectativa de vida, conseguir um trabalho com um salário maior e que tenha seus direitos civis garantidos.
Assim, com o desenvolvimento dos sistemas industriais, as metrópoles conseguem acolher essa parte populacional. Porém, com grande inchaço urbano, os trabalhos estão precários e escassos, não tendo oportunidade para todos, gerando desigualdade e crescimento da pobreza.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/10620619