De acordo com definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), os determinantes sociais da saúde estão relacionados às condições em que uma pessoa vive e trabalha. Também podem ser considerados os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e fatores de risco à população, tais como moradia, alimentação, escolaridade, renda e emprego.
Responda as questões abaixo:
A) Como os determinantes sociais impactam na saúde bucal das pessoas?
B) Para você, como as condições de saúde bucal impactam nas vidas das pessoas?
C) Como podemos explicar que as populações mais pobres têm piores condições bucais?
Respostas
Resposta:
A) Depedendo de seus determinantes sociais, as pessoas não possuem condições financeiras, conhecimento e/ou acesso à produtos de higiene pessoal, negligenciando a limpeza bucal.
B) Resposta pessoal. Um ponto de vista : As condições da saúde bucal afetam a alimentação, saúde, bem estar fisico e psicológico.
C) As pessoas com menor renda tem menor acesso à conhecimento sobre a importância da saúde bucal, não possuem dinheiro para comprar produtos de higiene pessoal e, normalmente, moram distantes dos postos/centros hospitalares públicos para uma assistência e acompanhamento da sua saúde bucal por um profissional.
Resposta:
1) Infelizmente a desigualdade social no nosso país causa também uma disparidade muito grande no nível de saúde bucal das pessoas dado que muitas vezes pessoas não abastadas não têm acesso à cuidados básicos ou tratamentos mais avançados envolvendo saúde bucal.
2) As condições de saúde bucal impactam grandemente a vida das pessoas dado que a saúde é uma parte importante da qualidade de vida da população.
3) Dada a desigualdade social, há uma disparidade econômica muito grande entre diferentes classes sociais e algumas pessoas não têm condições financeiras para bancar tratamentos bucais diversos.
4) Falta de higienização e falta de idas ao dentista.
Explicação: