Identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmações abaixo:
A fórmula para resolução de equações de segundo grau é comumente chamada de fórmula de Bhaskara. Sobre ela, é possível dizer que:
( ) Dentro da tradição da matemática indiana, a qual Bhaskara pertencia, a versão algébrica da fórmula não existia.
( ) Os tratados da época de Bhaskara costumavam completar equações algébricas, de modo a extrair as raízes da equação.
( ) O método para resolver problemas que envolviam a raiz de números, que Bhaskara e seus contemporâneos utilizavam, não usava equações, era essencialmente retórico.
( ) Nem Bhaskara nem o que se chama hoje de fórmula de Bhaskara existiram na tradição matemática indiana.
Respostas
Resposta:
V-V-V-F
Explicação passo-a-passo:
I. Dentro da tradição da matemática indiana, a qual Bhaskara pertencia, a versão algébrica da fórmula não existia. VERDADEIRO, pois "Bhaskara nem sabia o que é uma fórmula : As fórmulas surgem na Matemática só 400 anos depois de sua morte, consequentemente, não poderia ele ter descoberto fórmula nenhuma.
II. Os tratados da época de Bhaskara costumavam completar equações algébricas, de modo a extrair as raízes da equação. VERDADEIRO,
III. O método para resolver problemas que envolviam a raiz de números, que Bhaskara e seus contemporâneos utilizavam, não usava equações, era essencialmente retórico. VERDADEIRO
Justificativa de II e III: "Naquela época, como eram resolvidas as equações ? Usando REGRAS ! Chamamos de regra à uma descrição por extenso dos procedimentos para resolver um problema, por exemplo uma equação. Na época de Bhaskara essas regras, tipicamente, tinham a forma de poesias que iam descrevendo as operações a realizar para resolver o problema."
IV. Nem Bhaskara nem o que se chama hoje de fórmula de Bhaskara existiram na tradição matemática indiana. FALSO, Bhaskara existiu, mas a fórmula como conhecemos hoje não.
Fonte: http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/bhaka.html