O presidente Jânio Quadros, teve uma trajetória bastante polêmica durante seu mandato. Aponte um acontecimento ou atitude do presidente em questão, que contribua com a afirmação anterior. Por fim, exponha COM SUAS PALAVRAS de que maneira Quadros encerrou seu mandato.
Respostas
Por favor, avalie a resposta, obrigada
Jânio Quadros foi um dos políticos mais pitorescos do Brasil. Seu governo foi marcado por ações contraditórias e polêmicas, como a proibição do uso de biquínis nas praias.
Uma das ações mais polêmicas de Jânio Quadros foi a condecoração do revolucionário argentino Ernesto “Che” Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul. Como é sabido, em 1961, o mundo estava em plena Guerra Fria, com a divisão ideológica entre comunistas e democracias liberais. Che Guevara havia participado da Revolução Cubana, em 1959, revolução essa que deu as bases para a implantação de um regime comunista naquele país, com essa aliança entre Jânio e um líder comunista alimentou a ideia da direita que logo Jânio iria instaurar o comunismo no Brasil.
Nesse momento militares juntamente com conservadores de direita deram início ao golpe militar que inicialmente reduziu os poderes do presidente e logo depois Jânio foi empossado deixando o país nas mãos de militares e de uma forte tensão política sobre o comunismo, houvendo fortes perseguições a qualquer um que se mostrasse próximo a ideologias comunistas.