Respostas
Resposta:
sabia como manter as coisas simples. Em seu trabalho sobre ervilhas, cada gene possuía apenas duas versões diferentes ou alelos, e estes alelos possuíam uma relação de dominância clara (com o alelo dominante sobrepondo-se completamente ao alelo recessivo para determinar a aparência das plantas).
Hoje sabemos que nem todos os alelos se comportam de forma tão clara como nos experimentos de Mendel. Por exemplo, na vida real:
Pares de alelos podem ter uma variedade de relações de dominância (ou seja, um alelo do par pode não "esconder" completamente o outro no heterozigoto).
Há frequentemente muitos alelos diferentes de um gene em uma população.
Nestes casos, o genótipo, ou conjunto de alelos, de um organismo ainda determina o seu fenótipo ou características observáveis. Contudo, uma variedade de alelos pode interagir entre si de diferentes maneiras para especificar o fenótipo.
Uma observação: provavelmente temos sorte que os genes das ervilhas de Mendel não mostravam estas complexidades. Se eles mostrassem, é provável que Mendel não tivesse compreendido seus resultados e não tivesse descoberto os princípios básicos da herança—que são essenciais para nos ajudar a entender os casos especiais!
Dominância incompleta
Os resultados de Mendel foram inovadores em parte porque eles contradiziam a ideia (então-popular) que os traços dos pais eram permanentemente misturados em sua prole. Em alguns casos, no entanto, o fenótipo de um organismo heterozigoto pode na verdade ser uma mistura entre os fenótipos de seus pais homozigotos.
Por exemplo, na planta boca-de-leão, Antirrhinum majus, o cruzamento entre uma planta de flores brancas homozigota (C^WC^WC
W
C
W
C, start superscript, W, end superscript, C, start superscript, W, end superscript) e uma planta de flores vermelhas homozigota (C^RC^RC
R
C
R
C, start superscript, R, end superscript, C, start superscript, R, end superscript) produzirá descendentes com flores rosas (C^RC^WC
R
C
W
C, start superscript, R, end superscript, C, start superscript, W, end superscript). Este tipo de relação entre alelos, com um fenótipo heterozigoto intermediário entre os dois fenótipos de homozigotos, é chamado de dominância incompleta.