pesquisar sobre as políticas de preservação de nossas águas e se elas são respeitadas e ficalizacadas!
Respostas
Resposta:
nao poluir e jogar lichia em rios ou mares
Resposta:
Do ponto de vista dos especialistas em meio ambiente, a vegetação das APPs desempenha os importantes papéis ecológicos de proteger e manter os recursos hídricos, de conservar a diversidade de espécies de plantas e animais, e de controlar a erosão do solo e os consequentes assoreamento e poluição dos cursos d’água.
No mesmo estudo, as consultoras Roseli Ganem e Suely de Araújo apontam que a redução das matas ciliares de 30 metros para 15 metros, por exemplo, impediria que as APPs cumprissem essas funções, em especial a de manter o volume e a qualidade dos aquíferos e cursos d’água, com consequências indesejáveis não apenas para a população da região desmatada, como também para a parte da bacia hidrográfica que é alimentada por essas águas.
Além de preservar os recursos hídricos, garantem as especialistas, as matas preservadas nas APPs funcionam também como corredores para os animais e plantas, interligando os diversos fragmentos de vegetação natural. Esses corredores são essenciais para que os animais se movam e se reproduzam, carregando pólen e sementes, o que é fundamental para que também as plantas cresçam em diferentes regiões.
Por outro lado, para as consultoras da Câmara, a manutenção da vegetação em morros e encostas é crucial para conter a erosão e o deslizamento de terras que, no campo, assoreiam os rios e inutilizam extensas áreas e, nas cidades, seriam os maiores responsáveis por tragédias em período de chuvas intensas, como a ocorrida em janeiro deste ano em Teresópolis e Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, onde deslizamentos provocaram a morte de centenas de pessoas.
No entanto, não há, entre os cientistas e tampouco entre os setores envolvidos no debate da lei ambiental, consenso em relação à distância da margem dos cursos d’água que se deve considerar APP ou, até mesmo, sobre a relação entre o desmatamento e o deslizamento de encostas.
Outro aspecto especialmente polêmico se refere ao que fazer em relação à atividade humana existente, e já consolidada, em APPs.
Explicação: