O reinado de D. José I, em Portugal (1750-1777), foi marcado pela atuação de Sebastião José de Carvalho e Melo (futuro Marquês de Pombal), nomeado secretário de Estado do Reino. Ao se tornar figura central da administração portuguesa, Pombal procurou empreender uma série de reformas no país, de modo a reverter a situação de crise em que vivia o reino português. Segundo o historiador Kenneth Maxwell:
Uma consequência imediata das medidas drásticas de Pombal foi desembaraçar o caminho para ações governamentais em várias frentes. Assim, a década de 1760 marcou um período de consolidação e ampliação das reformas iniciadas durante a década anterior. Estas incluíram [...] a afirmação da autoridade nacional na administração religiosa e eclesiástica, o estímulo a empreendimentos industriais e a atividades empresariais e a consolidação da autoridade para lançar impostos, das capacidades militares e da estrutura de segurança do Estado.
MAXWELL, Kenneth. Marquês de Pombal: paradoxo do Iluminismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 96.
Com base no texto acima e em seus conhecimentos, cite e analise:
a) uma medida da política econômica pombalina para a América portuguesa.
b) uma medida da política pombalina em relação ao sistema educacional na colônia brasileira.
Respostas
Resposta:
Plurall
Explicação:
a) Podemos, entre as medidas econômicas, citar a cria- ção do monopólio diamantino, a instauração da derrama e a criação das Companhias de Comércio. A primeira decretou a Exclusividade da Atuação da Coroa na extração de diamantes no Distrito Diamantino; a segunda estipulou o confisco de bens dos colonos caso não fossem atingidas metas de arrecadação de ouro; e a terceira aprofundou a política comercial de controle metropolitano sobre a circulação de produtos, acentuado a política monopolista da Coroa. Nas três observamos o caráter autoritário e controlador da política pombalina, interessada em aumentar a arrecadação de riquezas na colônia.
b) Pombal expulsou os jesuítas das possessões portuguesas, o que afetou diretamente o ensino e a catequese no Brasil, atividades conduzidas quase exclusivamente pelos jesuítas.
a) Uma medida da política econômica pombalina para a América portuguesa foi a criação de duas companhias de comércio, na tentativa de aumentar a produção nas regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil, com a exploração de riquezas. Essas duas companhias eram Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão e a Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba.
b) Uma medida da política pombalina em relação ao sistema educacional na colônia brasileira foi a total destruição da educação jesuítica e sua metodologia de ensino, que era realizada pelos jesuítas, que acabaram sendo expulsos do país.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/10214300