observação:e um texto explicado
a impropriedades se utilizar o termo Idade das Trevas ou noite dos Mil Anos para se referir a idade média?
Respostas
Resposta:
IDADE MÉDIA ERA A IDADE DAS TREVAS?
Saiba por que os renascentistas chamavam a Idade Média de Idade das Trevas clicando aqui.
Com certeza você já ouviu falar da Idade Média como sendo uma época dominada culturalmente pela religião, criando uma sombra sobre as artes e as ciências, impedindo-as de florescer livremente. Essa ideia considerava a Idade Média como a Idade das Trevas. Mas você sabe o porquê deste período da História ter sido denominado assim?
A palavra média indica algo que está em uma posição intermediária. Para os pensadores do século XVIII, conhecidos como iluministas, esse período da história se localizava entre a Antiguidade Clássica, encerrada com a conquista de Roma pelos hérulos, em 476, e a Idade Moderna, da qual eles faziam parte, iniciada com a conquista da cidade de Constantinopla pelos turcos-otomanos, em 1453
Explicação:
segue eu ae
Certamente que sim. Originalmente quem cunhou este termo foi um sábio italiano chamado Petrarca, em 1.330 (em plena idade média, mais especificamente na sua segunda metade conhecida como Alta idade média) para se referir ao que ele considerava um declínio quanto à qualidade da leitura dos antigos gregos e romanos, tão apreciados até então. Posteriormente um cardeal (também italiano) chamado Cesare Baronio, por volta de 1.600, se referiu novamente à idade média (desta vez a primeira metade conhecida como Baixa idade média) como uma época "tumultuada". Conforme os séculos foram passando e o renascentismo, o iluminismo, o humanismo e o deísmo, a repulsa pela igreja (em especial a católica romana) fez com que a repulsa por estes mil anos de domínio da igreja católica fossem cada vez mais diminuídos. Assim como este mito ainda é reproduzido por muitos, de forma ignorante e preconceituosa, muitos outros também tem se esforçado para esclarecer como de fato foram os tempo da idade média, os avanços na ciência, nas ações sociais, na moralidade e estabilidade de diferentes sociedades, na proteção contra outras culturas que zelam menos pela liberdade e etc. Certamente que também este período não foi uma era de ouro, como os romantistas reacionários pintaram, portanto é necessário seriedade e sobriedade para analisar esse período.
♥? ★★★★★? Melhor resposta? Você decide.
Bons estudos. ≧◉ᴥ◉≦