Veja dois exemplos de palavras alteradas após a reforma ortográfica: ultra-
-romântico = ultrarromântico; pé-de-moleque = pé de moleque. Na sua opinião,
por que muitas pessoas reclamam de alterações desse tipo?
Respostas
Resposta:
Sinceramente, acho que é porque não acham que é necessário (sou de exatas, também não acho necessário haha). Acham que não é necessário porque não faz a menor diferença deixar de um jeito ou de outro.
Também tem gente que não gosta porque quando aprendeu na escola, era de outro jeito, e agora não vão receber educação para atualizar o vocabulário (Um exemplo é minha mãe, escreve palavras como "idéia", ou "jóia", que eram escritas assim quando ela estudava na escola, mas agora a acentuação mudou).
Há algum tempo atrás, meu professor de gramática tinha explicado que era para deixar o português do Brasil mais parecido com o português de Portugal, mas não tenho certeza se isso é verdade. Parece muito nada a ver.
Espero que tenha ajudado :)
Palavras como "ultrarromântico" e "pé de moleque" sofreram alterações como a retirada do hífen pois não são palavras compostas formadas a partir de termos com sentidos independentes e sem elementos de ligação.
O uso do hífen em palavras como batata-doce e pronto-socorro pois, tratam-se de duas palavras compostas comuns e sem preposições, quando o primeiro elemento for identificado como substantivo, adjetivo numeral ou algum verbo.
Nas formas formas adjetivas, não são utilizadas o hífen, como: afro, luso, latino...
Entretanto, nos adjetivos pátrios de identidade, são utilizados o hífen, como em afro-americano e latino-americano.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/20469958