• Matéria: Geografia
  • Autor: silmarmaranhao
  • Perguntado 9 anos atrás

Trata-se de uma prática metodológica que busca ampliar o trabalho de pesquisa desenvolvido a partir do tema gerador ou do eixo temático do ano escolar. Essa experiência permite que o aluno aprenda a buscar a informação não apenas nos livros, ou nas apostilas organizadas em unidades didáticas, mas em contextos que estão presentes, simultaneamente, a parte, o todo, a diversidade, as desigualdades, as contradições.
1. Este texto indica a prática de qual autor ou atividade:
a) A aplicação do método Paulo Freire para o tema gerador;
b) As concepções didáticas de Jean Piaget;
c) A Prática do estudo do Meio de Celetin Freinet;
d) A Prática de ensino no laboratório de informática da Escola.
2. A atividade turística surge como resposta a uma necessidade da sociedade atual de descompressão, resultante da própria dinâmica do sistema industrial. O processo de urbanização no mesmo momento que cria a necessidade do lazer, não consegue atender a essa necessidade para a população. A necessidade da atividade turística aumenta com as sociedades pós-industriais ou pós-modernas, devido:a) Aumento do tempo livre;
b) As pessoas passaram de um modo geral, e em todos os países, a ganharem mais dinheiro;
c) A globalização favorece o aumento do tempo livre gera maior renda à população.
d) A população dos países periféricos passou a viajar semestralmente, como apontam as estatísticas em todo o mundo.
3. Temas como Ética, Violência, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural são tratados nos Parâmetros Curriculares Nacionais como:
a) Temas transnacionais;
b) Temas transversais;
c) Temas nacionais;
d) Temas internacionais.
4. Leia o trecho retirado da aula sobre a construção sociocultural dos conceitos geográficos.
No processo de formação de conceitos, o professor enquanto mediador deve oferecer a comunicação dos inúmeros símbolos, valores, significados, sentimentos, atitudes, ações e saberes que fazem parte de cada grupo social e, em especial cada grupo de aluno. É um processo cujo papel do professor é fundamental, num esforço direcionado ao entendimento e atuação nas zonas de desenvolvimento proximal (ZDP) mantendo o elo da relação desse conhecimento cotidiano como conhecimento científico no intuito de construção de conceitos.
A zona de desenvolvimento proximal é uma teoria desenvolvida e aplicada em várias áreas do Ensino. A geografia escolar aplica a zona de desenvolvimento proximal para explicar eventos naturais e ou construídos próximos do aluno, ou seja, numa escala local. O autor que desenvolveu esta teoria e que é muito utilizada no ensino de geografia foi:
a) Milton Santos;

b) Frederich Ratzel;
c) Lev Vygotsky;
d) Marcel Proust.
5. Muitos professores exercem atividades e as aplicam sem (re) conhecer quais foram os teóricos que as criaram. No caso da Geografia escolar os psicólogos, sociólogos e pedagogos colaboraram e ainda continuam contribuindo para o ensino das categorias geográficas. Os parágrafos abaixo não citam as categorias da Geografia, mas nos apropriamos de sua contribuição para ensiná-las no decorrer das séries escolares.
Leia os parágrafos e relacione-os com o teórico que desenvolveu estas ideias e com a contextualização entre os dois trechos.
Parágrafo 1:
A principal contribuição de ____________ para a educação foi sua teoria do desenvolvimento. Essa teoria explicou a relação natural, necessária e vital entre a criança e o seu meio. A teoria ____________ é uma relação evolutiva, que muda conforme a idade e as necessidades da criança. Podemos identificar como etapas de maturação biológica que vão reagindo dependendo do meio.
Parágrafo 2:
Temos uma relação estreita que une a criança ao seu meio. E é impossível pensar a criança fora da sociedade e longe de um espaço.
a) A afirmação do parágrafo 1 é correta, destaca o autor Henry Wallon, e é confirmada pela informação oferecida no parágrafo 2;
b) A afirmação é falsa no parágrafo 1, pois destaca as ideias de Henry Wallon e a sua falsidade é corroborada pelos dados apresentados no parágrafo 2;
c) A afirmação do parágrafo 1 é correta, pois discute a colaboração de Celestin Freinet, mas não é confirmada pela informação oferecida no parágrafo 2;
d) A afirmação é falsa no parágrafo 1, promovendo uma discussão sobre Henry Wallon. Mas, essa falsidade, não é demonstrada pela informação dada no parágrafo 2.

Respostas

respondido por: dcf
24
1- c
2- a
3-b
4- c
5- a
Espero ter ajudado

tutex2013: muiiito
lowe: obrigado amigo
Perguntas similares