Identifique a alternativa INCORRETA e justifique sua escolha em seu caderno.
a) O governo holandês escolheu o conde joão Maurício de Nassau para administrar o brasil holandês.
b) Nassau forneceu empréstimos aos senhores de engenhos luso-brasileiros para que recuperassem suas lavouras e comprassem escravos.
c) Para evitar possíveis conflitos entre os senhores de engenho (protestantes) e os holandeses (católicos), Nassau adotou a política de intolerância religiosa.
d) Entre os melhoramentos realizados pelo governo de Nassau em Recife podemos citar: calçamento de ruas, abertura de canais, construção de pontes, jardins e hospitais.
Respostas
C é falsa. No Brasil, os colonos europeus eram de ascendência portuguesa, sendo a esmagadora maioria devota ao catolicismo, que era a religião oficial do Estado Português. Já na Holanda, uma nação mercantil, o calvinismo, uma forma de protestantismo, era muito comum, de modo que muitos dos holandeses eram protestantes.
Por conta disto, para evitar conflitos Nassau adotou a política de tolerância, e não intolerância religiosa, nas regiões que governava.
Créditos à EduardoLopes
https://brainly.com.br/tarefa/9493342
A alternativa INCORRETA sobre o governo de Nassau é a letra C) Para evitar possíveis conflitos entre os senhores de engenho (protestantes) e os holandeses (católicos), Nassau adotou a política de intolerância religiosa.
Durante o governo de Maurício de Nassau, houve o estabelecimento da tolerância religiosa, com a afirmação de um Estado Laico, onde todos os indivíduos tinham liberdade para com a sua religião. Por isso, a alternativa C está errada.
Maurício de Nassau foi um importante conde e militar alemão-neerlandês que teve a missão de administrar a província de Pernambuco no tempo em que os holandeses ficaram hospedados na região. Ele acabou sendo crucial para o desenvolvimento do território no período, já que realizou mudanças em praticamente todos os setores da sociedade.
Veja questão relacionada em:
brainly.com.br/tarefa/12076573