URGENTE!!!!
As expressões “Revolução” e “Golpe” foram e ainda são usadas para designar um mesmo fenômeno político no Brasil, que se iniciou no primeiro semestre de 1964 e perdurou até 1985, um período que ficou conhecido como Regime Militar. As palavras geralmente não são instrumentos neutros para se descrever ações e fenômenos históricos, entre outros motivos, porque elas podem denotar os critérios de classificação ou um determinado juízo de valor de quem as usa. Na caracterização do Regime Militar, o termo:
a. Revolução era e é usado preferencialmente pelos militantes de esquerda a fim de dar um caráter pejorativo ao fenômeno, uma vez que, para eles, tal vocábulo estava associado a uma transformação da ordem social.
b. Golpe foi o predileto dos militares para descrever as ações que redundaram no regime militar, uma vez que demonstrava a força que eles tiveram para tomar o poder.
c. Revolução, usado pelos militares, atribui um caráter positivo ao fenômeno, ao passo que Golpe, usado por analistas e estudiosos, designa uma tomada de poder ilegítima.
d. Revolução ou Golpe são palavras que, em geral, têm o mesmo significado, e o uso de uma ou outra não altera as interpretações sobre o fenômeno histórico em questão.
e. Golpe, usado por pessoas favoráveis ou contrárias ao Regime, traduz uma ação legalmente constituída, ao passo que Revolução revela uma vontade de modificar a estrutura sócio-política, um dos objetivos da esquerda política do período.
Respostas
respondido por:
8
Explicação:
letra a ,era preferencial pelos militantes
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás