8. Sobre a criação de gado no Brasil, faça o que se pede a seguir.
a) Explique a importância do gado nos engenhos de cana-de-açúcar.
b) O que determinou a decretação do Alvará de 1701 pelo rei de Portugal?
c) Era necessário muito investimento para o estabelecimento das fazendas de criação de gado? Jus-tifique sua resposta.
d) Qual era o destino do gado criado nas estâncias do sul da Colônia?
Respostas
Resposta:
a. A criação de gado tinha como objetivo suprir o mercado interno. O gado bovino fornecia o couro, a carne e, além disso, era utilizado para mover a moenda dos engenhos. Apesar de sua importância para as diversas atividades da Colônia, considerava-se a criação do gado uma atividade secundária.
b. Carta Régia de 1701 foi um decreto da Coroa Portuguesa que proibia a criação de gado a menos de 10 léguas do litoral da costa do Brasil.
c. para que o investimento em gado tenha retorno, é fundamental oferecer uma alimentação balanceada para os animais, focando no correto manejo de pasto. Os empreendedores rurais devem buscar por formas de tornar a gestão do pasto mais rentável e competitiva, a fim de evitar prejuízos. A suplementação no período seco, assim como a rotação de pastos adubados, são boas alternativas.
Basicamente, ao decidir se dedicar à criação de gado, o fazendeiro assume a responsabilidade de traçar estratégias para aproveitar melhor os recursos, oferecendo a melhor estrutura possível para os animais. Como já mencionado, esse é um excelente investimento, desde que haja qualidade na produção, caso contrário, o mercado simplesmente irá ignorar os seus produtos, pois há alternativas mais interessantes.
d. A pecuária desenvolveu-se inicialmente em torno dos engenhos de cana-de-açúcar. O gado criado nesses locais, bovino e muar, era utilizado na alimentação, na produção de couro para utensílios de trabalho e domésticos, além da tração animal nos trabalhos para a obtenção do açúcar.
Olá!!
a) A importância do Gado nos engenhos de cana-de-açúcar foi vital, visto que o gado era utilizado como forma de tração-animal, era a sua força que ajudava os trabalhadores a moverem grandes quantidades da produção da cana-de-açúcar.
b) Bom, o decreto de 1701 que o Rei de Portugal determinou foi a proibição da formação do rebanho de gado em relação ao litoral, sendo que foi estipulado a distancia. Essa criação não poderia ficar a menos de dez léguas. O principal motivo que levou a essa decisão foi o da economia, pois estava crescendo a necessidade uma maior parte para a plantação, como a da cana-de-açúcar pois por causa do gado era praticamente impossível plantar, já que eles acabavam destruindo tudo.
c) Para que o investimento em gado tenha retorno, é fundamental oferecer uma alimentação balanceada para os animais, focando no correto manejo de pasto. Os empreendedores rurais devem buscar por formas de tornar a gestão do pasto mais rentável e competitiva, a fim de evitar prejuízos. A suplementação no período seco, assim como a rotação de pastos adubados, são boas alternativas.
b) A pecuária desenvolveu-se inicialmente em torno dos engenhos de cana-de-açúcar. O gado criado nesses locais, bovino e muar, era utilizado na alimentação, na produção de couro para utensílios de trabalho e domésticos, além da tração animal nos trabalhos para a obtenção do açúcar.
Espero ter ajudado!!