• Matéria: História
  • Autor: fabianesouzadaconcei
  • Perguntado 5 anos atrás

É verdade que muitos representantes das províncias pediram a D. Pedro que ficasse no Brasil?

Respostas

respondido por: guizinho1296
2

Resposta:

O processo de emancipação das colônias portuguesas na América e a formação do Estado do Brasil estão no cerne de um movimento maior de crise do sistema colonial e do Antigo Regime, que repercutiram na separação das colônias de suas metrópoles e na criação de novos Estados. Os movimentos liberais de emancipação das colônias americanas foram influenciados pelas idéias iluministas e pelo ideário da revolução francesa, mas reinterpretaram seus princípios de liberdade e igualdade de forma muito particular, de modo a adaptá-los à realidade do "novo mundo".

Talvez esta seja a razão pela qual os momentos de crise, de mudanças, continuem a despertar interesse acerca de questões que há muito frequentam a pauta dos historiadores estudiosos do século XIX brasileiro, tais como as problemáticas da autonomia do Estado do Brasil em relação a uma possível continuidade com a monarquia portuguesa, ou da aceitação de d. Pedro, príncipe português, como primeiro imperador do Brasil e, ainda, acerca do "pacifismo" do movimento, poucas vezes tratado como uma "revolução" de independência, desconsiderando as guerras que aconteceram nas províncias. Não esqueçamos dos acalorados debates que cercam as províncias e regiões que formavam as colônias portuguesas em solo americano - as relações que havia (ou não) entre as partes que compunham o reino "unido" do Brasil e como se deu a reconfiguração dessas forças no contexto de disputa entre a antiga sede do império português, Lisboa, e a nova sede do império luso-brasileiro, o Rio de Janeiro.

Explicação:

respondido por: lucasgonsil2008
2

Resposta:

sim pra administrar as riquezas e acontecimentos de perto exemplos na política deles em caso de fuga de escravos e outras coisas

Perguntas similares