O voleibol é um jogo em que os jogadores usam as mãos, porém só para tocar a bola. Não é permitido carregar ou segurar a bola. Controladas através de manchete e toques(frente, lateral e costas ) a bola deve ser lançada para a quadra adversária, por cima da rede que separa a quadra de cada equipe.
14°atividade pesquisar quantos tipos de saque existe e seu conceito ?
A cortada é um tipo de ataque utilizado pelos jogadores no vôlei, descreva seu conceito ?
Bloqueio é um fundamento de defesa no vôlei, descreva seu conceito?
me ajudem!!!
Respostas
Resposta:
14°atividade pesquisar quantos tipos de saque existe e seu conceito. Os mais conhecidos tipos de saque são: Saque por Baixo, Saque por Cima (tipo tênis), Saque Lateral, Saque Lateral por Baixo (“Jornada nas Estrelas”) e Saque em Suspensão (“Viagem ao Fundo do Mar”).
Saque por Baixo
É um saque simples e também fácil de executar. De frente para a quadra, pé esquerdo à frente, mão esquerda segurando a bola, você deve fazer, com o braço direito, um movimento de trás para a frente, golpeando a bola quase simultaneamente à sua liberação pela mão esquerda à frente do corpo. A mão que bate na bola poderá estar espalmada ou fechada. Para os canhotos, valem os mesmos movimentos no sentido inverso.
Saque por Cima (tipo tênis)
O saque por cima é o mais utilizado no voleibol, pelas variações que oferece em relação a trajetória da bola, local onde se queira sacar e distância que se queira atingir. Por tudo isso, você deve treinar bastante para uma perfeita assimilação deste saque.
Saque Lateral
Tipo de saque bastante usado para dar uma trajetória flutuante na bola. A execução do saque lateral é bastante complexa, por isso, o atleta necessita de muito treino e muita perseverança para conseguir automatizá-lo. Para executar esse tipo de saque, você deve ficar de lado para a quadra, com os pés voltados para onde quer sacar. Segure a bola com a mão esquerda. O braço direito sai do lado do corpo e atinge a bola lançada pela mão esquerda, bem acima da cabeça. No final do movimento, o corpo se projeta à frente. Os atletas canhotos devem proceder no sentido inverso do movimento.
Saque Lateral por Baixo(“Jornada nas Estrelas”)
O famoso saque de Bernard é um inimigo da recepção. Se com esse tipo de saque o jogador não atingir o ponto direto, pelo menos vai conseguir atrapalhar a preparação das jogadas rápidas. Bernard criou na praia, onde aproveitava o sol e o vento, o saque “Jornada nas Estrelas” e depois o levou para ginásios altos, onde a luz também incomoda a visão da recepção. Para executar o “Jornada”, você deve ficar de lado para a quadra, com o ombro direito paralelo à linha de fundo e a perna esquerda ligeiramente à frente. Segure a bola com a mão esquerda. O seu braço direito sai de trás e ataca a bola no ponto mais baixo, depois que ela foi lançada pela mão esquerda. O saque “Jornada nas Estrelas” é bastante difícil, por isso o atleta deve ter uma boa dosa de coragem para executá-lo em jogo.
Saque em Suspensão (“Viagem ao Fundo do Mar”)
Este saque caracteriza-se por ser bastante ofensivo e muito rápido. Sua virtude é a violência e consequentemente se assemelha a uma cortada. Realmente a sua execução é igual a de uma cortada com levantamento do próprio atacante. Para executá-lo, você deve dar três passos, sendo que dois passos segurando a bola.
No final do segundo passo, lance a bola um pouco para frente e coordene o final da terceira passada com o impulso e o ataque na bola no ponto mais alto. Alguns atletas preferem lançar a bola com uma das mãos.
A cortada é um tipo de ataque utilizado pelos jogadores no vôlei, descreva seu conceito ?
Ataque cortada: é um dos mais utilizados do vôlei. Nele, o jogador acerta a bola com força, com o objetivo de adicionar velocidade à bola, que deve chegar com força e velocidade na quadra oponente
Bloqueio é um fundamento de defesa no vôlei, descreva seu conceito?
É a ação para interceptar qualquer ataque da equipe adversária que salta no net com os braços levantados olhando diretamente devolver a bola para o adversário, ou na sua falta, agitar o tribunal frente para induzi-lo a tomar a bola fora dos limites de jogo