Respostas
Resposta:
1 – O que foi o Romantismo?
O Romantismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa no século XVIII, mais especificamente na década de 1770, e durou até o século XIX. Esse movimento influenciou a literatura, a pintura, a arquitetura e a música.
Qual foi o principal objetivo do romantismo?
No romantismo, a sociedade evidenciou o espírito romântico – atitude e visão de mundo centrada no indivíduo – com o objetivo de se diferenciar dos pensamentos do Iluminismo, que colocava a razão como centro do mundo e pregava a objetividade.
Teste seus conhecimentos com os Exercícios sobre Romantismo com gabarito! Clique aqui e saiba mais.
Saiba o que foi o Iluminismo
Em grande parte do século XIX, o Romantismo e esse espírito romântico produziram teorias filosóficas e obras de artes bastante subjetivas. Os romancistas tinham a intenção de retratar o drama e as emoções humanas, os amores trágicos e os ideais utópicos.
2 – Contexto Histórico do Romantismo
O Romantismo surgiu durante a Era das Revoluções – período compreendido, aproximadamente, entre 1774 e 1849 – no qual ocorreram diversas transformações políticas, sociais e econômicas no Ocidente, como a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
Veja o que foi a Revolução Industrial e faça alguns exercícios sobre o tema!
Movidos por esse ideal de mudança, os artistas românticos começaram a mudar a teoria e a prática de suas artes. Além disso, a forma como essas pessoas enxergavam o mundo também começou a mudar.
Tais transformações ultrapassaram o campo artístico e teve imenso impacto na filosofia e em toda a cultura ocidental, que passou a aceitar a emoção e os sentidos como uma forma válida de experimentar a vida.
A influência das revoluções pode ser percebida nas características de idealismo e rebeldia, que foram marcantes nas obras produzidas no período.
Da mesma forma, o escapismo e o subjetivismo, que valorizavam mais os sentimentos individuais do que os coletivos, como consequência do desgosto com a situação social, também podem ser apontados como uma influência do período histórico no Romantismo.
O individualismo, que era outro aspecto do desse movimento, era uma característica da burguesia da época, que se tornou mais evidente a partir das revoluções do final do século XVIII.
Revisando as Escolas Literárias? Faça alguns exercícios sobre Classicismo!
3 – Quais são as principais características do Romantismo?
Levando em consideração que o Romantismo buscava se afastar dos valores tradicionais e queria se libertar da visão objetiva, a maioria de suas características são oposições diretas à esses preceitos. Veja a seguir:
Liberdade de expressão e de criação
As regras externas não importam no Romantismo. As obras desse movimento têm como principal objetivo retratar e valorizar o “eu”. Por esse motivo, os autores sentem que têm total liberdade para expressarem seus sentimentos e visão de mundo da forma como desejam.
É importante considerar também que os pensadores e artistas românticos frequentemente recorriam à imaginação na produção das suas obras. Na literatura, por exemplo, o objetivo não era descrever o mundo como ele é, mas sim como ele poderia ser.
Explicação:
me da 5 plse