02) Quais as regras do handebol?
quais as modificações sofridas por este esporte desde sua criação
Respostas
Resposta:
partidas oficiais são realizadas em uma quadra retangular com 40 metros de comprimento por 20 metros de largura, e as balizas – popularmente chamadas de “gols” – têm 2 metros de altura por 3 metros de largura.
Tempo de jogo
O jogo de handebol é constituído por dois tempos de 30 (trinta) minutos com 10 (dez) minutos de intervalo entre eles, nas olimpíadas em Atlanta 1996 foi permitida a utilização do tempo, como no voleibol.
Número de jogadores
Em torneios oficiais, permite-se a participação de até 14 jogadores por partida, mas, em quadra, no momento da disputa, é obrigatório que cada equipe tenha um goleiro e seis jogadores de linha.
As substituições são livres, podendo um jogador reserva entrar em quadra a partir do momento em que o jogador substituído sair.
Posse de bola
Diferentemente de outras modalidades, no handebol existem duas regras básicas para quem está com a bola: segurá-la por, no máximo, três segundos – mesmo que ela esteja no solo; dar, no máximo, três passos com a bola na mão.
Área do goleiro
Durante o jogo, nenhum jogador de linha pode pisar na linha ou entrar na área do goleiro. Caso essa invasão aconteça, a equipe que está atacando perde a posse de bola.
Entretanto, ao realizar um movimento de ataque, por exemplo, é permitido que o jogador cometa essa invasão, mas somente se pular de fora para dentro na área e soltar a bola enquanto estiver no ar.
Tiro de 7 metros
O tiro de 7 metros é o pênalti do handebol, é cobrado quando há alguma agressão em uma clara chance de gol. Na cobrança, os jogadores de defesa e de ataque ficam fora da linha dos 9 metros e o goleiro pode movimentar-se livremente até a linha dos 4 metros.
Tiro Livre
O tiro livre no handebol ocorre quando há faltas em geral. É cobrado no local onde a falta se originou a não ser que ela ocorra dentro da linha tiro livre (linha pontilhada até a linha da área), se a falta ocorrer dentro dessa área a cobrança deve ser realizada antes da linha pontilhada, em local próximo.
NOVAS REGRAS(MODIFICAÇÕES)
- A volta do termo "capitão" para designar um atleta que representa a equipe nos sorteios;
2 - Definição de uma nova "área do técnico" localizada em frente ao banco de suplentes. Agora será limitada em três metros e meio a partir da linha central, onde o treinador só poderá entrar para requisitar o tempo técnico;
3 - Os quatro oficiais de equipe não poderão usar roupas com as mesmas cores da equipe adversária;
4 - A numeração dos jogadores agora obedecerá a ordem de 0 a 99;
5 - A adoção do termo "pré-passivo" para substituir o antigo termo "sinal de advertência de jogo passivo";
6 - A desqualificação "direta" do goleiro que, ao sair de sua área de gol, produzir qualquer tipo de choque com o adversário.