(...) Franz Boas e sua Escola Culturalista procuraram mostrar que cada sociedade é única e tem sua própria história, que não pode ser entendida com critérios típicos da história de outras sociedades. E mais, cada sociedade possui uma cultura particular. Ou seja, segundo essa visão, não se poderia falar em uma única história, mas histórias. De maneira análoga, também não seria possível falar em cultura, mas em culturas: cada sociedade apresentaria sua cultura específica.
FARAONI, Alexandre. Sociologia, ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2010, p. 292.
A partir da relação entre sociedade, história e cultura presente no texto acima, é correto afirmar que
a)
sendo a história da humanidade um todo coeso e universal, todas as sociedades acabam por se organizar em função do progresso como categoria histórica, tendo por parâmetro a visão eurocêntrica.
b)
uma sociedade qualquer pode ser plenamente compreendida a partir dos valores de uma outra sociedade, já previamente estudada.
c)
o domínio de elementos históricos das sociedades com relativa proximidade geográfica é condição que garante a interpretação de sua cultura.
d)
para entender uma sociedade é necessário considerar as especificidades da história e da cultura dessa sociedade.
e)
nas sociedades, a diversidade existe em termos de cultura, mas em termos de história, os adeptos da escola culturalista acreditam que não existem especificidades, e sim uma única história da humanidade
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
domínio de elementos históricos das sociedades com relativa proximidade geográfica é condição que garante a interpretação de sua cultura.
Explicação:
LETRA (C)
Perguntas similares
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás