• Matéria: História
  • Autor: stephanyvitoriouopdu
  • Perguntado 5 anos atrás

1“Quando a guerra finalmente eclodiu em 1939, Getúlio e seus generais […] preferiram permanecer neutros até que os Estados Unidos estivessem preparados para pagar um preço justo pelo apoio brasileiro. Além disso, os brasileiros continuavam a cultivar relações com as potências do Eixo como parte do jogo de usá-las contra os Estados Unidos.

SKIDMORE, Thomas E. Uma história do Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998, p.170.

A posição brasileira durante os anos iniciais da Segunda Guerra Mundial foi de neutralidade com o intuito de barganhar sua aliança com os Estados Unidos, uma vez que Vargas era mais inclinado a se aliar com os Aliados. Para garantir o apoio brasileiro, os Estados Unidos aceitaram:

a) Doar milhões para um projeto de desenvolvimento social que estava sendo implementado no Nordeste.

b) Reduzir os preços de todas as mercadorias vendidas para o Brasil em 10% durante 20 anos.

c) Financiar a construção da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda.

d) Dar apoio econômico para o desenvolvimento de um programa de inteligência que seria utilizado por Vargas para garantir sua continuidade no poder.

e) Doar milhares de barris de petróleo retirados das refinarias americanas no Alasca​

Respostas

respondido por: sifgbs15
12

Resposta:

Letra C

Explicação:

O acordo entre Brasil e Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial estipulou que o Brasil forneceria matéria-prima para os Estados Unidos, como borracha e quartzo, além de permitir o uso do Nordeste como base aérea para os Estados Unidos. Em troca, além de equipamentos militares, recebeu também capital e técnicos especializados com o objetivo de construir a Companhia Siderúrgica Nacional, que foi instalada na cidade de Volta Redonda.

Perguntas similares