Filósofo francês desvenda as formas sutis de controle na sociedade moderna
O Globo Ciência desta semana fala sobre o pensamento do filósofo francês Michel Foucault. Por meio de uma investigação histórica, ele desenvolveu uma genealogia do poder. Em vez de pensar o poder como uma coisa, Foucault dizia que o poder estava nas relações, em uma rede de poderes que se expande por toda a sociedade, com o intuito não somente repressivo, mas, também, normalizador.
“Foucault fala que na sociedade capitalista urbano-industrial, que vai até mais ou menos os anos 1960/70, o tipo de poder é disciplinar. Segundo ele, a sociedade que liberta o escravo, que fala em democracia, a tal da sociedade do contrato, é a sociedade onde esse poder disciplinar, que é invisível, sofisticado, que passa pelas coisas, nos captura, daí a ideia de instituições de sequestro. Ele diz que esse poder está na estruturação do espaço, na organização do espaço”, explica a professora titular do Departamento de História da Universidade de Campinas (Unicamp), Luzia Margareth Rago.
Globo Ciência. 17/09/2011 06h43
O conceito de Foucault que explica o texto é:
a) Microfísica do poder.
b) Dominação burocrática.
c) Macrofísica do poder.
d) Redes de Sequestro.
e) Dominação legal.
Respostas
respondido por:
21
Resposta:
letraaaaaaaaaaaaaaaaa a)
respondido por:
0
A microfísica do poder dialoga nas sociedades sendo colocada em prática a partir das sociedades modernas, se sobre este fato através da estrutura disciplinar teoria essa que apresenta o Estado, logo a alternativa A se apresenta como correta.
Vale notar que o exercício de poder surge como um mecanismo que impõe a disciplina no espaço social a partir de seus agentes.
Assim ele passou a reproduzir a estrutura como por exemplo nas instituições escolares, que colocam o aluno em uma organização que define sua formação os coagindo para que não se recusem às regras e normas.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/10518482
Anexos:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás