Respostas
Resposta:
Facismo na Italia
Fundado como uma associação nacionalista (Fasci di Combattimento) de veteranos da Primeira Guerra Mundial em Milão a 23 de março de 1919, o movimento fascista de Mussolini converteu-se num partido nacional (o Partido Nacional Fascista) após ter ganho 35 assentos nas eleições ao parlamento de maio de 1921.
O fascismo clássico apresenta cinco características: é chauvinista, antiliberal, antidemocrático, antissocialista e anti-operário. Ainda assim, formas do neofascismo podem se apresentar como economicamente liberais.
Nazismo na Alemanha
Adolf Hitler começou a escrever o livro “Mein Kampf” (Minha Luta), o chamado livro sagrado do Nazismo, na prisão militar de Landsberg. Nele, Hitler expôs as bases da doutrina nazista, descrevendo um conjunto de ideias fanáticas de falsamente científicas.
Dentre as muitas teses da doutrina Nazista podemos destacar algumas:
A superioridade da Raça Ariana, defendida por Hitler quando dizia que o povo alemão era descendente de uma raça superior, que ele chama de Arianos, e que, por este motivo, tinha o direito de dominar as raças ditas “inferiores” por ele, tais quais os Judeus, os Eslavos, os Negros, etc.
A tese do anti-semitismo, que dizia que os judeus ou semitas eram uma raça inferior à raça Ariana e que seriam capazes de corromper a pureza da raça alemã, sendo assim proibidos os casamentos entre judeus e alemães, e declarando total perseguição e extermínio dos judeus.
Uma outra tese defendida por Hitler era a total submissão das pessoas ao Estado, o qual deveria ser soberano e incontestável, e era personificado na pessoa do Führer (=chefe) que, fatalmente, era o próprio Hitler.
E uma outra tese também muito divulgada era a do expansionismo, que dizia que o povo alemão deveria conquistar seu espaço “vital”, e isso deveria ser feito através da expansão militar de seu território.
O partido Nazista foi fundado em 1919, já tendo como chefe Adolf Hitler. Neste mesmo ano seria votada a nova Constituição da Alemanha que organizava o país em 23 estados, passando a ter uma constituição democrática. Durante 10 anos a República enfrentou muitas dificuldades financeiras e sociais, sendo assolada pela fome e miséria, pela inflação, pelos conflitos trabalhistas e pelos prejuízos trazidos pela guerra.
Em 1929 a crise econômica no país se agravou, deixando-o frágil e permitindo a ascensão ao poder do Partido Nazista. Tal fato se deu devido à insatisfação do povo com o governo atuante.