Respostas
3) Em uma equação do segundo grau definida por ax² + bx + c = 0; a ≠ 0, temos as seguintes relações:
a = 0: não é uma função quadrática.
a > 0: concavidade para cima.
a < 0: concavidade para baixo.
Δ < 0: não existe raiz real.
Δ = 0: existem duas raízes reais idênticas (na prática, pode-se dizer que há apenas uma raiz).
Δ > 0: existem duas raízes reais e distintas.
4) Como pode-se ver pela figura, temos uma função quadrática em que a curva não encosta no eixo das abcissas, logo, não possui raízes reais (Δ < 0) e possui concavidade para baixo (a < 0). Com isso, podemos afirmar que a função possui como características as listadas na alternativa B.
5)
a. Quando o gráfico dessa função cruza o eixo x em dois pontos: Δ > 0 (todo ponto em que a curva da função cruza o eixo x equivale a uma raiz real, logo se cruza em dois pontos, deve possuir duas raízes reais)
b. Quando o gráfico dessa função toca em x em apenas um ponto: Δ = 0 (como toca o eixo x em apenas um único ponto, há apenas uma raiz real)
c. Quando o gráfico dessa função não encontra o eixo de x: Δ < 0 (quando não existem raízes reais, a curva da função não encontra o eixo x em ponto algum)
d. Quando essa função admite valor máximo: a < 0 (quando a função possui concavidade para baixo, a "barriguinha" fica para cima, ou seja, existe um ponto máximo em relação ao eixo y)
e. Quando essa função admite valor mínimo: a > 0 (quando a função possui concavidade para cima, a "barriguinha" fica para baixo, ou seja, existe um ponto mínimo em relação ao eixo x)
Espero ter ajudado! Aconselho que estude bem essa matéria, pois é a base de boa parte da Matemática que você encontrará nas próximas aulas. Sem a base, não há como compreender os conteúdos mais avançados! Boa sorte e bons estudos!