2) Por que a preservação do ecossistema manguezal está relacionado a
preservação da cultura capixaba?
Respostas
Resposta:
Hoje, o Fruto Urbano conta com o apoio do Instituto Soma, das prefeituras em municípios onde atuam e algumas empresas, que além de apoio material em dinheiro são responsáveis por fornecer os lanches que são servidos aos plantadores nos dias de plantio coletivo. Sem contar que o projeto já conta com o auxílio de voluntários em várias áreas do conhecimento. E foi com um mesmo propósito em mente e com muito engajamento que os membros da equipe Fruto Urbano, em parceria com a população, conseguiram realizar o plantio de milhares de mudas de árvores frutíferas e estimular ações similares em outras cidades.
Além dos benefícios mais explícitos proporcionados pela arborização do meio urbano, como a oferta de sombra e alimento, é preciso ressaltar outros privilégios recebidos pelos plantadores voluntários e pelas comunidades nas quais são realizados os plantios coletivos.
Em meio às dezenas de pessoas reunidas em um mesmo local, abaixadas e com as mãos na terra, muitas vezes sob o sol quente, os membros do Fruto Urbano ensinam algumas técnicas de plantio a quem não tem experiência prévia. E aos pais, tios e avôs, é extremamente recomendado que levem seus pequenos. Ensinar uma criança a plantar árvores é uma das melhores formas de ensiná-la a conciliar diversão, cidadania e gratidão.