URGEENTEEEEE É PARA MINHA PROVA DE GEOGRAFIA
O professor de Geografia da ESA, Adriano Perrone, querendo lembrar brincadeiras de sua infância, convidou seus alunos para brincar e estabeleceu este diálogo:
PROFESSOR – Boquinha de forno?
ALUNOS – Forno.
PROFESSOR – Pra onde eu mandar?
ALUNOS – Vou.
PROFESSOR – Senhor Rei mandou perguntar como anda o trabalho infantil no Brasil.
Os alunos, de posse das fotografias abaixo, as enviaram para o Rei.
Posteriormente, professor Adriano Perrone apresentou as seguintes proposições, conforme propostas sugeridas pelo Rei.
Agora é com você! Assinale abaixo V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
A
Quando a renda dos pais é insuficiente para a sobrevivência da família, as crianças são empurradas para a mineração, olarias, carvoarias, pedreiras, aos lixões etc., onde passam o dia cavando, quebrando pedras, cortando e transportando lenha, em contato com agentes cancerígenos, como o mercúrio, expostas a temperaturas elevadas e ruídos insuportáveis, sem falar do uso como prostitutas em bordéis nas rodovias brasileiras. Nesses locais de trabalho foi passada a borracha nos artigos da Constituição que trata dos diretos das crianças e adolescentes.
Verdadeiro
Falso
B
Segundo a Organização do Trabalho Infantil - OTI, o que mais preocupa nas cidades nordestinas é a questão das meninas mães. Na maioria das vezes abandonadas pelo namorado, pela sociedade e muitas vezes pela própria família, sem qualificação educacional e profissional, sem amparo para sustentar a si mesmas e à criança, sujeitam-se à prostituição, ao tráfico de drogas e ao trabalho doméstico, vivendo, em algumas situações, sob regime de escravidão.
Verdadeiro
Falso
C
É comum ouvirmos a expressão “órfãos da violência”: não são apenas meninas e meninos cujos pais morreram, mas também crianças cuja ausência de pais vivos é sentida logo cedo. Sem família, sem escola, sem abrigo, estas crianças ficam expostas ao tráfico de drogas, aos pedófilos que usam seus corpos e como matéria-prima para espetáculos pornográficos.
Verdadeiro
Falso
D
Apesar dos avanços e da fiscalização do Ministério Público do Trabalho, da OIT e da UNICEF, em relação à exploração do trabalho infantil, a historiografia brasileira ainda não conseguiu banir definitivamente de suas páginas essa nódoa que tanto envergonha qualquer sociedade.
Verdadeiro
Falso
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
não me lembro das respostas
alekinha40:
TUDO BEM OBRIGADA
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás