1-Qual a situação da África no contexto da Segunda Guerra Mundial?
2 – Qual a relação entre a 2ª Guerra Mundial e a descolonização da África?
3 – Quais os dois movimentos de identidade africana e o que objetivavam?
4 – Qual o interesse das elites coloniais no período da descolonização?
5 – Quais os fatores provocaram a crise do colonialismo?
6 – Explique a proposta de Mahatma Gandhi de resistência pacífica, exemplificando.
7 – O que foi a Revolução dos Cravos em Portugal e qual sua relação com a independência das
colônias portuguesas na África?
8 - Sobre a África do Sul responda:
a) quais países europeus dominaram a região?
b) qual elemento social gerou a segregação racial?
c) o que significa a palavra apartheid?
d) exemplifique as regras do apartheid.
e) quem foi Nelson Mandela?
9. O trecho a seguir foi escrito por Mahatma Gandhi; leia-o com atenção:
A primeira coisa (...) é dizer-vos a vós mesmos: Não aceitarei mais o papel de escravo. Não
obedecerei ás ordens como tais, mas desobedecerei quando estiverem em conflito com a minha
consciência. O assim chamado patrão poderá surrar-vos e tentar forçar-vos a servi-lo. Direis:
Não, não vos servirei por vosso dinheiro ou sob ameaça. Isso poderá implicar sofrimentos. Vossa
prontidão em sofrer acenderá a tocha da liberdade que não pode jamais ser apagada.
- A quem Gandhi está se dirigindo?
______________________________________________________________________________
- O que ele aconselha a seus seguidores?____________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
- Que nome se dá a estratégia proposta por Gandhi na luta contra os
colonizadores?__________________________________________________________________
10 – Dê nomes, dos países africanos que se tornaram independentes após a 2ª Guerra Mundial.
.
Respostas
Resposta:
1-Mais de um milhão de soldados africanos combateram na II Guerra Mundial e ajudaram a libertar a Europa do fascismo. Foram forçados ao serviço militar, mal tratados, usados como "carne para canhão" e mal compensados quando voltaram da guerra.
2-A relação entre o fim da Segunda Guerra Mundial e o processo de descolonização do continente Africano radica em que a participação da África nas duas guerras mundiais contribuiu para alimentar a luta pela independência do domínio colonial.
3-o pan-africanismo é um movimento político, filosófico e social que promove a defesa dos direitos do povo africano e da unidade do continente africano no âmbito de um único Estado soberano, para todos os africanos, tanto na África como em diáspora.
4-A descolonização
Se por um lado, como dito acima, as elites privilegiadas africanas se organizavam para obter a independência, por outro, essa mesma elite não atendia os interesses da grande maioria da sociedade, pois mal conhecia as comunidades agrícolas e as tradições populares.
5-Foram fatores que contribuíram par a crise do Sistema Colonial o avanço das ideias Iluministas (que criticavam o Antigo Regime, que era a base política da colonização), o amadurecimento das identidades nacionais dos habitantes das colônias, o crescimento demográfico destas regiões e a crise política e econômica na qual
6-A resistência pacífica foi um modelo de ação política (que teve como principal expoente Mahatma Gandhi) em que a rebelião social tinha por principal ferramenta não a violência contra os opressores, mas simplesmente recusar-se a obedecer as suas ordens, leis ou costumes, impedindo, sem agressões, que o seu modelo social
7-A Revolução dos Cravos foi o movimento social responsável por acabar o regime salazarista em Portugal, que foi um regime ditatorial que perdurou de 1926 até 1968. Recusava-se a conceder a liberdade pra as colônias africanas.
8-a-Portugal
Espanha.
Bélgica.
Inglaterra.
França.
Holanda.
Itália.
Alemanha
b- O objetivo deste artigo é apresentar as origens da segregação no Brasil, particularmente a segregação da população negra. A abordagem segue o percurso histórico dos anos de 1890 até 1930, demarcado por grandes transformações no cenário brasileiro e latino americano: em 1888, a abolição do trabalho escravo, no ano seguinte a proclamação da República e mais precisamente nas primeiras décadas do século XX, as metamorfoses da sociedade urbana industrial, com foco nas cidades de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. Consideramos a segregação de base racial é estrutural e institucional, portanto, de 1870 até 1930 e, especialmente, no transcorrer do século XX e o momento atual, a população negra encontra-se nos lugares de subalternidade socioeconômica e espacial. As cidades brasileiras durante a passagem da sociedade do trabalho escravagista para a sociedade do trabalho livre, reproduz a lógica da dominação do poder do capital e das desigualdades. Além das contradições socioeconômicas, é no corpo da cidade que se dinamizam os lugares do racismo que reflete na sobrerepresentação da população negra em todos os espaços, lugares e territórios.
c-segregação das populações negra e branca, veiculada pela política oficial de minoria branca da República da África do Sul, durante a maior parte do sXX.
d-segregação das populações negra e branca, veiculada pela política oficial de minoria branca da República da África do Sul, durante a maior parte do sXX.
e-Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918 — Joanesburgo, 5 de dezembro de 2013) foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana.
9-a-é dizer-vos a vós mesmo: Não aceitarei mais o papel de escravo. Não obedecerei às ordens como tais, mas desobedecerei quando estiverem em conflito com a minha consciência. O assim chamado patrão poderá surrar-vos e tentar forçar-vos a servi-lo. Direis: Não, não vos servirei por vosso dinheiro ou sob ameaça.
b-aconselha seus seguidores a lutarem por seus direitos porém sem a violência.
c-Desobediência civil : a onde os indianos eram influenciados a não comprar mercadorias inglesas
10-Cinco anos depois, em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, a Etiópia reconquistaria sua independência, junto com a Eritreia, que em 1993 separou-se da Etiópia e antiga África Oriental Italiana (Etiópia) foi dividida em Eritreia e Etiópia.