Os platelmintos pertencem ao filo Platyhelminthes. Apresentam simetria bilateral e corpo alongado e
achatado. Algumas espécies são de Vida Livre e vivem no mar, em água doce ou em solos úmidos,
como as Planárias. Outras espécies são.Parasitas, que causam doenças, inclusive no ser humano,
como as Tênias e o Esquistossomo.
Responda: Qual é a simetria desses animais? Quais são parasitas e causam doenças?
Respostas
Resposta:
Platelmintos são conhecidos como vermes de corpo achatado, devido a sua estrutura corporal ser achatada dorsoventralmente. São animais triblásticos, acelomados e com simetria bilateral. O sistema digestório é incompleto e ausente em algumas espécies. A excreção ocorre por protonefrídio, as trocas gasosas ocorrem por difusão, e o sistema nervoso é provido de gânglios.
Características gerais dos platelmintos
O termo platelminto significa verme achatado, sendo essa uma referência ao corpo delgado desses animais, que se apresentam achatados dorsoventralmente. Seu corpo é formado por três folhetos germinativos (ectoderme, mesoderme e endoderme), portanto, são considerados triblásticos. São animais acelomados (não possuem celoma) e apresentam simetria bilateral. Os platelmintos são animais que possuem um corpo relativamente simples, com muitos sistemas ausentes e outros muito pouco especializados. As trocas gasosas desses animais, por exemplo, ocorrem por difusão pela superfície do corpo. No que diz respeito à excreção, observa-se um sistema simples constituído por protonefrídios, os quais são uma rede de túbulos com estruturas ciliadas conhecidas por células-flama.
Explicação:
Existem diferentes espécies de platelmintos, sendo algumas de vida livre e outras parasitas. Dentre estas, podemos citar as tênias e o esquistossomo, enquanto de vida livre, podemos citar a planária. Podemos identificar quatro classes nesse filo: Turbellaria, Trematoda, Cestoda e Monogenea.
Na Turbellaria temos organismos apenas de vida livre, incluindo-se nesse grupo as planárias. Já as classes Trematoda, Cestoda e Monogenea apresentam apenas representantes parasitas. Na classe Trematoda temos como representante o esquistossomo; na classe Cestoda temos as tênias; e na Monogenea, algumas espécies ectoparasitas de peixes, anfíbios e répteis.
Leia também: Animais invertebrados - características, grupos e curiosidades