A partir do que foi visto em aula, faça uma pesquisa sobre os processos imigratórios que ocorreram no complexo regional Centro-Sul. Depois, escreva um texto diferenciando a ocupação das regiões Sudeste e Sul, de acordo com a classificação do IBGE, no que se refere à origem dos imigrantes e aos tipos de ocupação nesses espaços.
Respostas
Resposta:
O Brasil começou a receber um forte fluxo migratório de outros povos europeus (fora os portugueses) a partir do século XIX, principalmente de italianos, espanhóis, alemães, e posteriormente, no início do século XX, de japoneses e sírio-libaneses.
No Sudeste, principalmente no Estado de São Paulo, as imigrações tinham por finalidade preencher os postos de trabalho nas plantações de café, além de ocuparem os espaços urbanos de São Paulo e Rio de Janeiro.
Nos Estados do Sul, o incentivo à imigração começou na época do Império, visando ocupar os espaços vazios (para manutenção da soberania) com colônias europeias, principalmente alemãs e polonesas, seguidas por italianas; esses povoamentos se especializaram na forma de colônias agrícolas e pecuárias.
Explicação: