uma figura que consiste na repetição de uma palavra ou termo no início de uma frase,
afora. Você encontra essa figura no texto? Em quais passagens?
uando foi escrito, na introdução do nosso exercício, que vivenciamos uma guerra
gica, utilizamos a palavra guerra por analogia, comparação. Quais elementos da guerra
a você encontraria na guerra ecológica que for
Respostas
Resposta:
As figuras de linguagem são recursos estilísticos usados na escrita ou na fala para realçar a mensagem, tornando-a mais expressiva. Ao identificar as figuras de linguagem, a compreensão do texto torna-se mais fácil, ampliando os horizontes do leitor, do ouvinte.
As figuras de linguagem se dividem em grupos:
- Figuras de palavras (provocam alterações semânticas)
- Figuras de pensamento (ligadas à compreensão do texto)
- Figuras de construção (sonoras e de sintaxe)
Comparação e metáfora
Figuras muito recorrentes nos textos literários, a comparação e a metáfora fazem parte do grupo das figuras de palavras, também conhecidas como tropo – emprego figurado de palavra ou expressão.
A comparação e a metáfora são muito parecidas. Ambas empregam as palavras fora do seu sentido normal, por analogia. A diferença entre elas está no uso de termos comparativos.
A comparação usa alguns termos de conexão para comparar características entre dois ou mais elementos. Por exemplo: Os olhos dela eram como duas jabuticabas.
A metáfora é um tipo de comparação implícita, sem termo comparativo, estabelecendo uma relação de semelhança, usando termos com significados diferentes do habitual. Por exemplo: A menina é um doce!
Nos exemplos, olhos e jabuticabas são comparados por analogia: as jabuticabas são redondas e escuras como os olhos da pessoa em questão. No caso do exemplo de metáfora, a menina é comparada a um doce por ser meiga, gentil, prestativa. Ou seja, doce, aqui, ganha significado diferente do habitual.
Explicação:
espero ter ajudado se estiver errado me desculpe pelo menos eu tentei