Respostas
Apesar de caótica e poluída, a cidade de São Paulo tem uma rica fauna silvestre e é morada de pelo menos 428 diferentes espécies de animais.
Aves
Com 285 espécies, as aves são o grupo mais numeroso. Além dos bandos de pardais, pombas e maritacas, que podem ser facilmente vistos em meio ao caos urbano, São Paulo também tem aves raras com o falcão-peregrino, o gavião-relógio, a águia-pescadora e o papo-branco, um pássaro que corre o risco de extinção.
Répteis
De tempos em tempos, um jacaré dá as caras no poluído rio Tietê. São Paulo é lar de 37 espécies de répteis, entre cágados, camaleões, iguanas, lagartos teiús e lagartixas. Só de cobras, são 23 tipos diferentes (dormideira, cascavel, jararaca, cobra-cipó etc.).
Peixes
Como os grandes rios da cidade são poluídos demais, quase não existem peixes neles. As 9 espécies de peixes vivem nos lagos dos parques. Além das carpas do Ibirapuera, a cidade também abriga surubins, bagres-africanos, guarus, tilápias, sarapós, curimbatás, lebistes e acarás.
Mamíferos
Os mamíferos silvestres do município são de 57 espécies. Entre elas, há onças-pardas, veados-catingueiros, preguiças, lontras, bugios , macacos-prego e capivaras. Eles vivem nas áreas mais protegidas, como no extremo sul, região de mata Atlântica.
Anfíbios
Das 40 espécies de anfíbios já encontradas em São Paulo, 21 são endêmicas, entre elas o sapinho-arborícola-de-polegar-curto, a perereca-de-banheiro, a rãzinha-piadeira, o sapo-cururu , a perereca-verde e a perereca-trepadora-punctada.