2. "Nada deve haver fora do Estado, acima do Estado e contra o Estado". Esta frase de Benito Mussolini ilustra o período chamado entre guerras (1919-1939), que se destacou pela ascensão de regimes totalitários.
Sobre o fascismo na Itália, assinale a alternativa FALSA é:
A) Os países tolitarios apoiavam-se em regimes de partido único. Nazistas e fascistas não toleravam oposição organizada e democrática.
B) O RACISMO, inerenta às pregações nazistas, apoiava-se na ideia de superioridade de um povo e supunha ser está compreensão de caráter científico.
C) Na Alemanha, Hitler chegou ao poder através de eleições, apoiado por uma ampla coalizão de partidos, que incluía liberais e socialistas.
D) A ascensão de regimes tolitários foi encarada por amplos setores da burguesia como um mal menor em comparação com a ameaça comunista.
Respostas
Resposta:
Letra c)
Explicação:
A) Verdade. Normalmente nos países em que se instalava o totalitarismo, o primeiro ato dos ditadores era de eliminar / suprimir qualquer resistência ou pensamento contrário ao da Doutrina que queriam impor.
B) Verdade. Existiram muitos teóricos nazistas, que, pelos menos na visão deles, criaram uma espécie de "Teoria da Raça Superior", em favor da raça ariana sobre os outros povos.
C) Falso. Hitler chegou sim ao poder através da eleição, formou um governo de coalizão, mas essa coalizão foi formada com partido (s) conservador(es); aliás, logo após as eleições que o levaram ao poder, houve muitas tentativas de boicotar os votos dos comunistas / socialistas em muitas discussões no parlamento, até a total proibição desse tipo de vertente política, além de sua perseguição antes e depois da tomada completa do poder.
D) Verdade. Vide a Itália, onde o próprio rei Vitor Emmanuel temia uma escalada de conflitos e possível ascensão dos comunistas em solo italiano, mas não só na Itália, como em tantos outros países. Até mesmo O Reino Unido (naquele período Império Britânico) fez vista grossa para diversas atrocidades cometidas por esses ditadores totalitários da época pois temiam que houvesse outras revoluções pelo mundo inspiradas nos ideais vermelhos.