Alguém me ajuda são 4 questões, e é URGENTE
1-Por que o presidente Mandela (África do Sul) pregou o perdão e a união durante o seu governo, entre 1995 e 1999?
2-O que foi o apartheid?
3-A África do Sul sofreu alguma sanção econômica por causa deste regime?
4-Por que as nações desenvolvidas e ricas não tomaram nenhuma providência em relação ao apartheid até a década de 1980?
Respostas
Resposta:
1- Mandela mostrou os valores do perdão e da reconciliação por ter tirado seu país do regime racista do apartheid e ter renunciado à vingança contra a minoria branca, que o manteve na prisão durante 27 anos.
'O perdão liberta a alma, faz desaparecer o medo. Por isso o perdão é uma arma tão potente' disse Mandela, prêmio Nobel da Paz em 1993.
2- O termo apartheid se refere a uma política racial implantada na África do Sul. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito a voto, detinha todo poder político e econômico no país, enquanto à imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista.
3- O Apartheid derrubou a economia – faltava mão de obra especializada, por exemplo. O governo ainda gastava muito para conter as rebeliões (e, mesmo assim, a ameaça de uma guerra civil era permanente). Para piorar, em represália à política de segregação racial, a ONU impôs sérias sanções econômicas ao país em 1962 e um embargo de armas em 1980.
4- O processo de segregação racial na África do Sul teve início ainda no século XVII, momento em que chegaram dos países Europeus (holandeses, franceses e alemães, denominados de africânderes), na concepção desses colonizadores, eles iriam criar uma sociedade perfeita, foram mais longe, acreditavam que eram escolhidos por Deus, dessa forma colocaram em prática a separação entre brancos e negros, que durou até a década de 90.