quais as principais características dos palhaços brasileiros e quais delas foram mais marcantes nessa arte?
Respostas
Resposta:
O circo é uma expressão artística, parte da cultura popular, que visa a diversão e o entretenimento dos espectadores.
Há referências sobre o circo desde a antiguidade. Durante o Império Romano, por exemplo, grupos de pessoas ganhavam a vida fazendo apresentações na rua, nas casas de famílias nobres ou até mesmo em arenas destinadas às apresentações (anfiteatros). Na Idade Média, grupos de malabaristas, artistas de teatro e bufões (comediantes) viajavam pelas cidades da Europacom suas apresentações.
Porém, foi somente em 1769 que o circo ganhou o formato que temos atualmente. Neste ano, o inglês Philip Astley organizou as apresentações circenses, destinando também uma tenda de lona para as apresentações. Estas seriam itinerantes (com mudança constante do local de apresentação).
Embora enfrentem um período de crise na atualidade, os circos ainda fazem sucesso, principalmente nas reuniões do interior do Brasil. As apresentações contam com palhaços, shows musicais, malabaristas, equilibristas, apresentadores, domador de animais, acrobatas, mágicos e trapesistas.
Os palhaços brasileiros que fizeram mais sucesso nos circos brasileiros foram: Carequinha, Arrelia, Torresmo e Piolin.
Você sabia?
- Comemora-se em 27 de março o Dia do Circo. É uma homenagem ao palhaço Piolin que nasceu nesta data, no ano de 1897.tra data importante para o circo é 10 de dezembro, Dia do Palhaço.
- E não podemos esquecer que dia 31 de janeiro é o Dia do Mágico, outro profissional muito importante nos circos.
Os mais famosos palhaços Brasileiros, são:
Piolin (Abelardo Pinto)
Era filho dos proprietários do Circo Americano. Em 1922, foi reconhecido pelos intelectuais da Semana de Arte Moderna como um artista genuinamente brasileiro e popular. Seu apelido, que quer dizer "barbante", foi dado por um grupo de espanhóis com os quais contracenou em um espetáculo beneficente, que o achavam muito magro e com pernas compridas.
Benjamin de Oliveira
É considerado por muitos o "Rei dos Palhaços do Brasil" e o primeiro palhaço negro do país. Natural de Pará de Minas (MG), fugiu de casa para se dedicar ao circo quando jovem. Acabou virando palhaço por acaso: o palhaço que trabalhava em sua companhia adoeceu e não havia ninguém para substituí-lo. Acabou fazendo muito sucesso, sendo homenageado até pelo então presidente Floriano Peixoto.
Torresmo e Pururuca (Brasil José Carlos Queirolo e Brasil José Carlos)
Pai e filho, Torresmo e Pururuca passaram a se apresentar juntos em 1964, quando Torresmo perdeu o parceiro Fuzarca. A dupla comandou o programa O Grande Circo, na TV Bandeirantes, de 1973 a 1982, quando Torresmo precisou se retirar para tratar problemas de saúde. Ele voltou ao ar em 1987 com o Programa Bombril. Ficou famoso pelo bordão "assim eu não aguento", sempre respondido pelas crianças com um "aguenta!".
Tic-Tac (Marilan Sales)
O ator Marilan Sales interpretava o palhaço do infantil Bambalalão. Antes de ir para a televisão, Marilan fazia parte do Teatro de Amadores de Pernambuco. Tic-Tac tinha sotaque nordestino e vivia intervindo nas histórias contadas pela apresentadora Gigi. Costumava apelidar todo mundo e era bastante desajeitado. Com o fim do programa, em 1990, desapareceu da telinha.
Professor Parapopó (Chiquinho Brandão)
Também do Bambalalão, não era um palhaço clássico (pelo menos no modo de se vestir). Mas provocava muitas risadas com seu ar de cientista maluco. O ator Chiquinho Brandão dava vida ao personagem. Ele se caracterizava com um conjunto de óculos-nariz-bigodão, que foi um sucesso de vendas entre a criançada. Brandão fez parte do elenco das novelas Bebê a Bordo(1988) e Top Model (1989). Quando estava gravando O Sorriso do Lagarto (1991), morreu em um acidente de carro. Seu primo, o ator Stephan Nercessian, o substituiu no papel de Chico Bagre.
Carequinha (George Savalla Gomes)
Sua mãe era trapezista e sentiu as dores do parto enquanto se apresentava. Começou a trabalhar como palhaço com 5 anos de idade. Apesar do apelido, que foi dado por seu padrasto, tinha uma vasta cabelereira. Foi o primeiro artista de circo a trabalhar na televisão, na TV Tupi. Também gravou discos e participou de diversos filmes. Carequinha morreu aos 90 anos, em 5 de abril de 2006.
Resposta:
Com características mas próximas do que temos hoje remonta o antigo agito em 2500 a.c. há ainda indicações de que exigiram na Grécia toma china e demais civilizações
Explicação: