• Matéria: Filosofia
  • Autor: nohope
  • Perguntado 5 anos atrás

Jean-Jacques Rousseau, em Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, escreveu essa reflexão: “O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer ‘isto é meu’ e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: ‘Defendei-vos de acreditar nesse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém’”. Com base no texto, no qual é abordado o tema da apropriação e da distribuição da produção social, é possível perceber a ideia de que a(s) a) pessoas simples acreditam que a propriedade privada é a única forma de produzir riqueza e pobreza. b) terra e seus frutos pertencem às pessoas simples que se organizam em forma de sociedade civil. c) misérias, os crimes e as guerras ocorrem porque o gênero humano é inclinado ao conflito e à disputa. d) sociedade civil é responsável pela implementação de medidas que visem acentuar as desigualdades entre os homens. e) a invenção da propriedade privada foi o marco inicial da sociedade civil e também das desigualdades entre os homens.
Jean-Jacques Rousseau, em Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, escreveu essa reflexão: “O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer ‘isto é meu’ e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: ‘Defendei-vos de acreditar nesse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém’”.

Com base no texto, no qual é abordado o tema da apropriação e da distribuição da produção social, é possível perceber a ideia de que a(s)

a) pessoas simples acreditam que a propriedade privada é a única forma de produzir riqueza e pobreza.
b) terra e seus frutos pertencem às pessoas simples que se organizam em forma de sociedade civil.
c) misérias, os crimes e as guerras ocorrem porque o gênero humano é inclinado ao conflito e à disputa.
d) sociedade civil é responsável pela implementação de medidas que visem acentuar as desigualdades entre os homens.
e) a invenção da propriedade privada foi o marco inicial da sociedade civil e também das desigualdades entre os homens.

Respostas

respondido por: negojacintoleite
4

Resposta: letra E

Explicação:

Marco, principal da desigualdade, uma vez que o respeito perante aquela terra não pertence a alguém

Perguntas similares