Respostas
Resposta:
O Plano de Cargos e Salários ocupa uma posição-chave no recrutamento e manutenção dos recursos humanos das empresas, pois estas precisam propiciar um ambiente de motivação e produtividade, eliminando as incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salariais ou a insatisfação das pessoas.
A falta do Plano de Cargos e Salários na empresa geralmente traz definições de salários, promoções ou reconhecimentos sem uma adequada avaliação para este reconhecimento.
O que é:
É uma tabela salarial mostrando os cargos organizados em classes com uma faixa salarial para cada classe.
Esta Tabela contém os dois elementos fundamentais para a definição da remuneração de um profissional: o “tamanho do cargo” que representa a importância que o cargo tem para a empresa e o salário que representa a compensação monetária oferecida à pessoa que ocupa o cargo.
Por que Fazer:
A ausência de um Plano de Cargos e Salários em uma empresa dificulta na estruturação do seu crescimento pelo fato da organização dos funcionários, com isso acarreta graves erros, insatisfações, queda na produtividade, isso sim pode gerar custos e prejuízos para a empresa.
Além disso, sem um plano específico, a empresa não tem base para justificar os valores que estão sendo pagos aos colaboradores, correndo riscos trabalhistas.
Benefícios:
Auxiliar os gestores da empresa a tomar decisões de qualidade referente às novas contratações, promoções, reconhecimento de méritos, redefinição de salários;
Estabelecer uma política salarial eficaz que permite a ascensão profissional dos colaboradores de acordo com suas aptidões e desempenhos;
Determinar estruturas de remuneração, buscando reter e atrair o tipo de mão-de-obra que a organização necessita;
Buscar subsídios regulares para análises de cargos visando posterior avaliação, e outras finalidades de Recursos Humanos;
Determinar formas de acesso e o aproveitar de forma adequada os mais capacitados;
Explicação: