• Matéria: História
  • Autor: eumilly14
  • Perguntado 5 anos atrás

O repórter do jornal A Tribuna, falando a elementos do povo sobre a revolta, ouviu de um preto acapoeirado frases que bem expressavam a natureza da revolta e este sentimento de orgulho. Chamando o repórter de „cidadão‟, o preto justificava a revolta: era para „não andarem dizendo que o povo é carneiro. De vez em quanto é bom a negrada mostrar que sabe morrer como homem!‟. Para ele, a vacinação em si não era importante – embora não admitisse de modo algum deixar os homens da higiene meter o tal ferro em suas virilhas. O mais importante era „mostrar ao governo que ele não põe o pé no pescoço do povo‟” (CARVALHO, José Murilo de. Os Bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 139). Acerca da Revolta da Vacina é CORRETO afirmar que: *


A) Além da preocupação sanitarista, um dos principais motores da reestruturação urbana da cidade do Rio de Janeiro se deveu a interesses de ordem econômica, notadamente os de especulação imobiliária.
B) Com a derrocada da Revolta da Vacina todos os presos são postos em liberdade e seguem para os morros da cidade do Rio de Janeiro.
C) A reação da população à vacinação obrigatória deveu-se apenas em razão da pretensão de desmobilizar o governo com o apoio da oposição militar, com o fito de instaurar uma ditadura militar no Brasil.
D) A Revolta da Vacina deu poucos sinais de resistência ao governo republicano, findando por exaurir-se pela existência de um propósito unicamente monárquico.
E)A população que resistiu ao projeto sanitarista estava devidamente esclarecida acerca das consequências da vacina e de seus atos, daí a conotação política que se deu ao movimento.​

Respostas

respondido por: elizangelafpo
1

Resposta:

tbm preciso

Explicação:


eumilly14: ;-;
respondido por: paolamorais00
11

Resposta:

c.etc....Lala se não estiver correta me desculpe ok

Perguntas similares