1) De acordo com nossos estudos, o que foi o processo de ruralização que ocorreu em Roma? *
1 ponto
a) Foi um acontecimento onde as pessoas iam buscar proteção na cidade, contra o desemprego.
b) Foi quando muitos moradores de cidades romanas se mudaram para o campo, em busca de abrigo e trabalho.
c) Foi a criação de novas regiões de domínio do Império Romano.
d) Foi o aumento do exército nas fronteiras romanas para se protegerem contra os povos bárbaros.
Respostas
É correta a alternativa B, tendo sido este processo característico da fase de dissolução do Império Romano, quando o governo central perdeu forças e o modelo econômico romano mudou de uma base mercantil para uma base agrária.
Este processo teria consequências durante toda a Alta Idade Média e está na base da feudalização da Europa. Como não havia mais formas de garantir comércio seguro entre longas distâncias, as cidades passaram a produzir e consumir localmente a maior parte de suas necessidades, o que fortaleceu governos locais e enfraqueceu as autoridades centrais.
A alternativa correta sobre a ruralização em Roma é a Letra B (Foi quando muitos moradores de cidades romanas se mudaram para o campo, em busca de abrigo e trabalho).
A expansão do império romano utilizava de mão de obra escrava para criar uma base econômica rica e próspera. Porém a partir do século III esse sistema começou a colapsar, trazendo diversos problemas.
A falta de novos escravos fez com que os custos para a produção de alimentos se elevasse, afetando a economia romana. Para evitar esse colapso os proprietários adotaram o sistema de colonato.
Nesse sistema os grandes proprietários cediam parte das suas terras aos pobres, e em troca desse lote e de proteção os colonos deveriam ceder parte da sua produção.
Isso provocou um esvaziamento da zona urbana e uma retração de atividades comerciais.
Para saber mais sobre a ruralização clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/344607
Bons estudos!