• Matéria: História
  • Autor: raissaalmeida
  • Perguntado 5 anos atrás

(PUCCamp Adaptado)
É interessante notar como, em Machado de Assis, se aliavam e se irmanavam a superioridade de espírito, a maior liberdade interior e um marcado convencionalismo. Dois termos que repelem, pensador e burocrata, são os que melhor o exprimem. Entre Memórias póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba, a vida nacional passara pelas profundas modificações da Abolição e da República.
- Que pensa de tudo isso Machado de Assis? indagava Eça de Queirós.
À queda da Monarquia, disse Machado no seu gabinete de burocrata, diante da conveniência de tirar da parede o retrato do imperador.
- Entrou aqui por uma portaria, só sairá por uma portaria.
Era o que tinha a dizer aos republicanos, atônitos com esse acatamento ao ato de um regime findo.
(Adaptado de: PEREIRA, Lúcia Miguel. Machado de Assis. Belo Horizonte: EDUSP, 1988, p.208)
O Republicanismo no Brasil, sobretudo a linha defendida pelos militares, sofreu forte influência do positivismo. Diante disso, responda:
a) O que era o positivismo?
b) Qual foi o lema adotado pelo positivismo na república brasileira?

Respostas

respondido por: mariana2829919
5

Resposta:

a) O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Auguste Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX.

b)A "Ordem e Progresso" de Temer e o Positivismo no Brasil

Assim, a frase “Ordem e Progresso” foi inspirada no lema de Comte "L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but", que significa "O amor como princípio e a ordem como base; o progresso como meta".

Perguntas similares