Habilidade: (EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal;
Material pedagógico: Apostila “Aprender sempre” Língua Portuguesa - 8º ano/Volume 3.
Páginas: 09,10,11,12 e 13.
Título: A narrativa em outro gênero textual: “O poema”.
Atividades:
• Atividade 1 – Leitura de um trecho do Capítulo VIII, da Obra “DOM QUIXOTE”, do autor: Miguel de Cervantes – página 09.
• Página 10 – Analisar e observar a “IMAGEM 1” => E identificar e descrever com o que ela está se relacionando ao texto da página 09 - “DOM QUIXOTE”, do autor: Miguel de Cervantes.
• Atividade 2 – Leitura do poema: “Dom Quixote” da autora: Adelina Lopes Vieira (Texto 3) páginas 11 e 12.
• Página 12 - Neste exercício você irá descrever o Enredo do poema da páginas 11 e 12 – Lembrando que enredo é o resumo com suas palavras do poema lido.
• Página 13 - Você terá que responder e descrever 03 atividades relacionadas ao poema das páginas 11 e 12.
Espaço e tempo: Onde acontece? => isto é o Espaço / Quando acontece? => isto é o Tempo.
Personagens e características: Você irá descrever Quem são as personagens e Como elas são ou do que Gostam de fazer.
Narrador e Conflito: Qual o tipo de narrador? Você irá identificar e descrever o Conflito => Que é o desafio/problema que os personagens principais precisam resolver para atingir seus objetivos.
me ajuda por favor
Respostas
Resposta:As recursos sonoras são recursos muito utilizados em poemas e músicas e, por seu caráter expressivo, proporcionam ao leitor uma experiência sinestésica. Na língua portuguesa existem determinadas figuras de estilo que combinam elementos sonoros e que são bastante utilizadas em textos, discursos e poemas.
Exemplos:
*Aliteração*
A aliteração consiste na repetição de um fonema para sugerir acusticamente algo que temos em mente.
*assonância*
A assonância consiste na repetição proposital de sons vocálicos idênticos ou semelhantes.
*paranomásia*
A paranomásia consiste no emprego de palavras parônimas, cuja sonoridade é semelhante, apesar de apresentarem significações diferentes.
*onomatopeia*
A onomatopeia consiste no emprego de um fonema em uma palavra com a intenção de descrever acusticamente um objeto pela ação que exprime, frequentemente traduzindo vozes dos animais ou os sons das coisas.
Explicação: