Você conhece algum ecossistema aquático próximo aqui do local que moramos? Comente essa experiência.
Respostas
Explicação:
cidade de São Paulo tem somente dois rios próprios para banho, ambos localizados no extremo sul da cidade. Nas regiões de Parelheiros e Marsilac, dezenas de famílias que aproveitam fins de semana ou feriados ensolarados para se refrescar às margens dos rios Monos e Capivari.
Os rios fazem parte do Polo de Ecoturismo de São Paulo, criado por meio da lei 15.953 de 2014 para orientar as atividades na região e estimular o seu desenvolvimento econômico e social. A região é um tesouro, que abrange um patrimônio natural, histórico e cultural.
O polo é formado pela Mata Atlântica, atravessada pela Serra do Mar e certificado como Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Além dos rios Monos e Capivari, os únicos limpos da cidade, segundo a Prefeitura de São Paulo, e nove cachoeiras onde o banho é liberado, a região é habitada por uma diversidade de espécies de vegetação nativa, como bromélias e palmito-juçara, e animais, como onças, jaguatiricas, jararacas, corais, antas e preguiças.