Leia o fragmento abaixo e responda às questões. Toda a escravaria (que nos maiores engenhos passa o número de 150 e 200 peças [...]) quer mantimentos [...] medicamentos, enfermaria e enfermeiro; e, para isso, são necessárias roças [...] de mandioca. [...] Querem as fornalhas, que por sete ou oito meses ardem de dia e de noite, muita lenha; e, para isso, [são precisos] [...] grandes matos com muitos carros e muitas juntas de boi para trazer. [...] Que a moenda de [...] [todo tipo de madeira] de lei [...] e muitos [...] aço e ferro. Quer a carpintaria madeiras seletas e fortes para esteios, vigas [...] e rodas; e pelo menos os instrumentos mais usuais, [...] [como] serras, [...] enxós, goivas, machados, martelos, [...] pregos e plainas. Quer a fábrica do açúcar [...] [tanques] e caldeiras, tachas e bacias e outros instrumentos menores, todos de cobre [...].
a) Dos recursos descritos pelo autor para a montagem e o funcionamento de um engenho, quais davam lucro aos comer ciantes portugueses e à Coroa? Por quê?
b) De que outra forma a produção dos engenhos dava muitos lucros aos portugueses e holandeses?
leospegiorin2019:
tambem preciso dessa
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
Explicação:
Os recursos que davam lucro são: fornalha, moenda e caldeiras.
Explicação: pois todos esses ajudavam na produção do açúcar que dava lucro para a Coroa e para os comerciantes. a b eu nao sei mas tambem preciso da b
respondido por:
3
Resposta:
a) Ganhavam dinheiro com a venda de ferramentas e de escravos. Porque os portugueses eram os únicos que podiam fazer isso, eram eles que comandavam o comércio.
b) Lucravam com a produção do açúcar, que era revendido em solo europeu.
Explicação:
Corrigido pelo meu professor, confia.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás