• Matéria: História
  • Autor: yasmimsoaresdl
  • Perguntado 5 anos atrás

como se deu o processo de destruição do Quilombo dos Palmares entre o fim do século
XVII e o início do século XVIII

Respostas

respondido por: XSSMXSX
12

ola vamos a questão em si

Destruição de Quilombo XVII & XVIII

O Quilombo dos Palmares registrou um crescimento notável durante o período da invasão holandesa no Nordeste (1630-1654). Esse período de crise na gestão colonial de Pernambuco favoreceu a fuga de escravos e enfraqueceu a busca pelos escravos fugidos. O crescimento do quilombo, no entanto, reforçou o desejo dos colonizadores por destruí-lo.

A história de Palmares ficou marcada pela resistência e, por todo o século XVII, os quilombolas lá instalados precisaram lutar para sobreviver. A primeira expedição contra Palmares foi organizada pelos portugueses em 1602, e expedições do tipo também foram realizadas pelos holandeses, mas essas expedições foram derrotadas.

Depois que os holandeses foram expulsos, em 1654, os portugueses realizaram uma série de outras expedições nas seguintes datas: 1654-55, 1655, 1661, 1663, 1672, 1675, 1677, 1679, 1680, 1683 e 1692-1694. Muitas vezes, foram organizadas mais de uma expedição por ano. Todas essas expedições, com exceção da última, foram derrotadas.

Em 1678, o líder do quilombo, Ganga Zumba foi a Recife e recebeu uma proposta de rendição. Os portugueses solicitaram a deposição de armas dos quilombolas e ofereceram a alforria para os habitantes nascidos em Palmares. Além disso, os habitantes de Palmares deveriam se retirar da Serra da Barriga, estabelecer-se em uma região determinada pelos portugueses e não poderiam aceitar o ingresso de novos escravos fugidos.

Essa proposta de paz dividiu o quilombo e, então, misteriosamente, Ganga Zumba foi encontrado morto. Os historiadores acreditam que ele tenha sido morto por conta das dissidências que surgiram, pois havia um grupo em Palmares – do qual Zumbi fazia parte – que não aceitava realizar um acordo de paz com os portugueses.

Depois da morte de Ganga Zumba, Zumbi assumiu a liderança de Palmares, rejeitou o acordo e colocou em prática uma política de resistência e luta contra os portugueses. Palmares resistiu até a expedição de 1692-1694, quando, então, foi destruído e seus líderes perseguidos e mortos. Zumbi fugiu da destruição do quilombo, em 1694, mas foi emboscado e morto, em 20 de novembro de 1695.

Perguntas similares