Mãe Terra: Estou aqui para acusar esses infratores por todos os males que andam me causando, como a poluição do AR, que é um elemento essencial para a sua sobrevivência; o desmatamento das florestas, destruindo a FAUNA E A FLORA, que são geradores e conservadores da vida; e o pior, a poluição do bem mais precioso, que é o néctar divino, o qual sete dias não passará sem ele, porém, em um dia, o destrói: a água.
7-Explique a função do predicado nominal na fala da Mãe Terra
Porfavor presciso rápido
Respostas
Resposta:
Predicado nominal
Há casos, porém, em que o núcleo do predicado não é um verbo. A declaração que se faz sobre o sujeito não está contida no verbo (ou seja, o mais importante não é que a galinha "enche", ou que o galo "canta"), mas sim num substantivo ou adjetivo (que, em gramática, são também chamados de "nomes") que se seguem ao verbo.
A galinha do vizinho é sempre mais gorda.
O sujeito é "a galinha do vizinho". O núcleo do predicado não está contido no verbo ("é"), mas sim no adjetivo - "gorda". Isto é, a ideia mais importante do predicado não é o verbo "é", mas o adjetivo "gorda". "Gorda" é o nome que se liga ao sujeito através de um verbo de ligação. "Gorda" é o predicativo do sujeito. O predicativo do sujeito exprime a qualidade ou condição que se atribui ao sujeito. O verbo de ligação tem a função de ligar o predicativo ao sujeito.
Na oração que analisamos, o nome é mais importante do que o verbo de ligação. A esse tipo de predicado chamamos de predicado nominal.
Explicação: