Respostas
olá vamos lá
RESPOSTA: As complexas relações entre o comércio internacional e o meio ambiente destacam-se, hoje, como um dos assuntos prioritários na agenda internacional. Muito se tem discutido a esse respeito, porém poucas são as respostas concludentes acerca dos impactos ambientais gerados pela crescente prática do livre comércio. Uma análise mais precisa sobre o assunto depende do estudo pontual de cada caso, pois as variáveis envolvidas no processo são muito complexas. Para comprovar esta assertiva, analisou-se o exemplo dos impactos do comércio internacional de soja sobre a biodiversidade do cerrado. Neste caso específico, foi possível comprovar a existência de um vínculo direto entre o aumento dos fluxos comerciais desta commodity e o processo de perda de diversidade biológica no referido bioma.
De acordo com estudo desenvolvido pela WWF (2002), o Cerrado é composto por duas ecorregiões principais: a do cerrado strictosensu e as florestas secas de Chiquitano. Este mesmo estudo também aponta para a existência de duas ecorregiões transacionais, sendo uma entre o Cerrado e a Amazônia - as florestas secas do Mato Grosso - e a outra entre o Cerrado e a Caatinga - as florestas secas do Nordeste. A descrição acima facilita o entendimento sobre a composição deste complexo bioma que possui, dentro destas ecorregiões principais, uma grande variação de ambientes como, por exemplo, formações florestais (mata ciliar, mata galeria, mata seca e cerradão), formações campestres (campo sujo, campo rupestre e campo limpo) e formações savânicas (cerrado stricto sensu, parque de cerrado, palmeiral e vereda).
Vários destes ambientes podem coexistir em uma mesma área, podendo ser encontrada uma variedade de exemplos de espécies muito ligadas a estes ambientes específicos. Estudos recentes indicam que pode ocorrer uma perda de até 25% das espécies de aves associadas com a mata de galeria apenas se houver a destruição dos ambientes naturais vizinhos à mata, mesmo que ela permaneça intocada. Isso demonstra a importância de se manter o mosaico de ambientes naturais do cerrado como estratégia básica de preservação de sua complexa e rica cadeia biológica (MACHADO et al. 2004).