LUTAS NO MUNDO
Lutas são práticas corporais conhecidas como aquelas que promovem o enfrentamento corporal, tanto de luta agarrada (jiu-jitsu, judô), quanto de luta de trocação de golpes (boxe, caratê, taekwondo). Algumas tem suas raízes no ocidente e outras no oriente, assim como na Grécia antiga, época de esporte gladiatório, onde os atletas se banhavam em óleo antes do combate, o Pancrácio era uma fusão de técnicas de luta, que incluíam a luta grega, boxe, estrangulamento, chutes, golpes e técnicas de travamento das articulações, enquanto que no Pugilato podia utilizar apenas os punhos, e por esta razão os atletas colocavam tiras de couro entre os dedos. Em comparação aos dias atuais, poderíamos dizer que o pancrácio seria a luta moderna conhecida por MMA (vale tudo), enquanto o pugilato se compara ao Boxe atual.
No entanto, sabemos que o fenômeno luta vai muito além do combate em si, ou mesmo do treinamento físico ou esportivo, estando repleta de concepções históricas e tradicionais, como os costumes e valores aplicadas na formação do atleta, onde regras e técnicas são incrementadas ou modificadas com o tempo, trazendo consigo novas manifestações culturais, que aparecem em diferentes formas e com diferentes significados, de forma a atender o glamour e os negócios do esporte moderno e atual. Então, mudam-se regras, técnicas, aprimora-se os treinamentos, aperfeiçoam a biomecânica, o gesto motor, a nutrição, o acompanhamento multifuncional, no entanto a filosofia e a tradição continuam preservadas, composta de atitudes de respeito, simplicidade, humildade, fair play, que são repassadas pelo professor, sensei, mestre, por alguém mais graduado, numa relação de pai para filho, de professor para aluno, de mestre para aprendiz.
Segundo o Modelo de Bayer (1994) citado em Gomes et al (2010) as lutas são compostas de características que a definem: contato proposital, fusão ataque/defesa, imprevisibilidade, oponente/alvo, regras. Ou seja, cada luta tem sua característica demonstrada por meio de golpes, técnicas e estratégias, distinguindo uma da outra, que são ensinadas dentro de um cunho filosófico. Sendo que, atreladas ao movimento corporal, às concepções filosóficas e às manifestações culturais, têm-se grande relevância no contexto educacional pela sua capacidade de influenciar positivamente na formação cidadã.
“Fazendo uma passagem pelo mundo das lutas e das artes marciais, pudemos descobrir que elas são compostas de vários aprendizados e áreas do conhecimento, uma modalidade em questão pode trazer dentro dela o conhecimento sobre o corpo, respeito, condicionamento físico, saúde, história, cultura, arte, filosofia, entre outros aprendizados. Dividindo o conteúdo entre uma breve definição e histórico sobre as lutas, a filosofia presente nas lutas e artes marciais, suas características, as lutas no âmbito educacional, os estudos dos movimentos dentro das lutas, condicionamento físico e conhecimento sobre o corpo, vimos que as lutas são compostas de inúmeras possibilidades de aprendizado e estudo, áreas do conhecimento e de novas alternativas em prol do conhecimento.”
Atividades
1. Historicamente, sabemos que as lutas tem origem em várias regiões pelo mundo, modificando-se na linha do tempo, por várias questões, suas regras e técnicas. Enumere aqui algumas que você indentificou no texto acima.
2. Além das técnicas e regras, quais outros aprendizados a luta pode proporcionar ao aluno?
3. No texto, foram citadas alguns tipos de lutas, antiga e atual. Por suas experiências vivenciadas, descreva uma luta que tenha surgido no Brasil.
4. Quais as características básicas que definem as lutas?
ME AJUDEM! POR FAVOOOR!
Respostas
respondido por:
18
As lutas tem como características o uso de derrubadas, técnicas de agarramento e golpes realizadas por 2 ou mais competidores.
Há diferentes estilos de lutas, e cada uma vária conforme suas próprias regras.
As técnicas de lutas podem ser vistas nos sistemas militantes e artes marciais. No campo dos esportes, luta é considerada a modalidade mais antiga, estando atrás apenas do atletismo.
Algumas características: empurrões, defesas, socos, mobilizações, etc.
KellyFernandess:
resposta tao nada a ver
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás